Pedagogia da imagem-Covid-19: o que traduz o tempo presente?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v10i1.37936

Palavras-chave:

Pedagogia da imagem, Covid-19, Cinema, Tempo.

Resumo

Este artigo apresenta uma pedagogia da imagem formada durante a pandemia da Covid-19. A partir da percepção de que vivemos tempos de Coronavírus, as imagens que materializam nosso tempo foram aqui pensadas. Desde o pensamento cinematográfico deleuziano da imagem-tempo e a possibilidade de traduzir o tempo presente no imaginário do cinema, algumas considerações foram tecidas para elucidar o que define nossa experiência do agora. Assim, é apresentada a coalescência do futurismo gráfico e distópico de uma pandemia com a impressão de déjà-vu, em uma memória do atual. O artigo evoca algumas imagens da contemporaneidade como ruas vazias, uso das máscaras, governantes vulgares e funerais insólitos para testemunhar o imaginário do Coronavírus se fundindo a uma anamnese da ficção. As reflexões passam pela estética da pandemia, do vazio ao caos político: temas clichês em futuros distópicos do cinema, atualizados na realidade do presente. Pensar o tempo Coronavírus é pensar através das novas imagens que nos sitiam e das memórias que ficarão deste tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Cruz Acom, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras (UNIOESTE), bolsista Capes. Mestre em Educação pela UFRGS e graduada em Filosofia pela mesma instituição. Especialista em Moda, Criatividade e Inovação (SENAC/RS). Faz parte do grupo de Pesquisa em História da Arte e Cultura de Moda/UFRGS/CNPq

Referências

ACOM, Ana Carolina. Didática cinemática: escrileituras em meio à filosofia-educação. Porto Alegre, 2015. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

BARONIAN, Marie-Aude. L’autre masque: mode, altérité et objet-textile. In: Culture(s) de Mode, mai./2020. Disponível em:

<https://culturesdemode.com/wp-content/uploads/2020/05/Masque-et-alteěrite-BARONIAN-2.pdf> Acesso em: mai./2020.

BERARDI, Franco “Bifo”. Crónica de la psicodeflación. In: AMADEO, Pablo (org.). Sopa de Wuhan (livro digital). La Plata: ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 2020.

CORAZZA, Sandra Mara. Entrevista com Sandra Mara Corazza. In: Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/entrevista-com-sandra-mara-corazza-rbe-v23-inventario-de-procedimentos-didaticos-de-traducao. Acesso em: mai./2020

CORAZZA, Sandra Mara. O Que Se Transcria em Educação? Porto Alegre: Supernova Editora, 2013.

CORAZZA, Sandra Mara. Uma introdução aos sete conceitos fundamentais da docência-pesquisa tradutória: arquivo EIS AICE. In: Pro-Posições, V. 29, N. 3 (88), set./dez. 2018.

DELEUZE, Gilles. Cinema II - A Imagem-Tempo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.

DELEUZE, Gilles. Dois regimes de loucos. São Paulo: Editora 34, 2016.

DELEUZE, Gilles. 1996. O atual e o virtual. In: Éric Alliez. Deleuze Filosofia Virtual. São Paulo: Ed.34, 1996.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.

ERLL, Astrid. Will Covid-19 Become Part of Collective Memory? In: RITTGERODT, Rabea (org.). 13 Perspectives on the pandemic: Thinking in a state of exception (De Gruyter Humanities Pamphlet). Berlim: De Gruyter academic publishers, 2020.

GONZÁLEZ, Gustavo Yañez. Fragilidad y tiranía (humana) en tiempos de pandemia. In: AMADEO, Pablo (org.). Sopa de Wuhan (livro digital). La Plata: ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 2020.

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA. Secretária da Saúde. FAQ – COVID-19: Perguntas e Respostas. Disponível em:

< http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/perguntas-respostas.pdf >

Acesso em: jun./2020.

HOBBES, Thomas. Leviatã: Matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Col. Os Pensadores).

LA ROCCA, Fabio. L’infiltration technologique dans l’espace urbain. In: Logos 29: Tecnologias e Socialidades. Ano 16, 2º sem. 2008.

LA ROCCA, Fabio; TRAMONTANA, Antonio. Avant-propos: La matière de l’imaginaire. Les objets comme symbole de la vie quotidienne. In: Sociétés. Cairn.info. N° 144, 2019/2.

LÓPEZ, María Pía. La vida en cuestión. In: In: AMADEO, Pablo (org.). La Fiebre (livro digital). La Plata: ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 2020.

MERLINI, Fabio; LA ROCCA, Fabio. Les dimensions esthétiques des objets. Dialogue entre Fabio Merlini et Fabio La Rocca. In: Sociétés. Cairn.info. N° 144, 2019/2.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manejo de corpos no contexto do novo coronavírus. Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis Coordenação-Geral de Informação e Análises Epidemiológicas. Brasil, 2020. Disponível em:

Aceso em: jun./2020.

OTTONI, Alexandre; PAZOS, Deive. Presente Cyberpunk Distópico (vídeo). Canal Jovem Nerd, Youtube, 2020. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=PbmNvQ5Iwus> Aceso em: jun./2020.

PANHOZZI, Lourival Antonio. Protocolo Brasileiro para o setor funerário – Covid-19. In: Funerarianet: O Portal do Setor Funerário. Disponível em:

<https://funerarianet.com.br/abredif/protocolo-brasileiro-para-o-setor-funerario-covid-19/> Aceso em: jun./2020.

SALES-CARBONELL, Jordina. La ‘plaga de Justinià’ segons el testimoni de Procopi. In: Epidèmies a l'Edat Mitjana. L’Institut de Recerca en Cultures Medievals (IRCVM), Universidade de Barcelona, 2020. Disponível em:

<https://epidemiesedatmitjana.wordpress.com/2020/04/03/la-plaga-de-justinia-segons-el-testimoni-de-procopi/> Acesso em: jun./2020.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA (SBGG). Tipos recomendados de equipamentos de proteção Individual no Contexto do Covid-19, de acordo com o tipo de ambiente, pessoa alvo e tipo de atividade. Disponível em:

<https://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2020/03/Tabela-Traduzida-EPI-OMS.pdf>

Acesso em: jun./2020.

SVAMPA, Maristella. Reflexiones para un mundo post-coronavirus. In: AMADEO, Pablo (org.). La Fiebre (livro digital). La Plata: ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 2020.

VASCONCELLOS, Jorge. A Pedagogia da Imagem: Deleuze, Godard – ou como produzir um pensamento do cinema. In: Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 1, jan./jun. 2008.

VERBEEK, JH, et al. Personal protective equipment for preventing highly infectious diseases due to exposure to contaminated body fluids in healthcare staff. In: Cochrane Database of Systematic Reviews, Issue 5, 2020.

ZORDAN, Paola; ALMEIDA, Verônica Domingues. Parar pandêmico: educação e vida. In: Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2000000, 2020.

Downloads

Publicado

2021-04-14

Como Citar

Acom, A. C. C. (2021). Pedagogia da imagem-Covid-19: o que traduz o tempo presente?. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.9771/re.v10i1.37936

Edição

Seção

Número Temático: Pedagogias emergentes em cenários pandêmicos (finalizado)