Saberes e práticas docentes na formação continuada: análises de teses da Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v10i2.37196

Palavras-chave:

Saberes e práticas docentes. Contextos educativos. Teses em educação da Colômbia. Formação continuada.

Resumo

RESUMO: O artigo apresenta uma reflexão acerca da importância da formação
de professores para a qualificação dos saberes e práticas pedagógicas, além
da construção da identidade profissional e o reconhecimento dos discursos
docentes, a partir de discussões propostas no âmbito do Grupo de Estudos
Relacionados ao Estudante (Geres2). Foram analisadas 123 teses de Programas
de Pós-Graduação de Instituições de Educação Superior da Colômbia,
defendidas no período de 2006 a 2019, em cinco universidades daquele país.
Verificou-se, na análise das teses, o crescente interesse existente em torno
dos saberes teóricos, práticos e experienciais dos docentes, bem como a
relação que a pesquisa estabelece entre o conhecimento dos professores e
suas práticas em diferentes contextos educativos. Igualmente, é possível observar
o interesse por centrar a investigação nas realidades e problemáticas
presentes na Educação Superior e Básica, considerando tais investigações e
graus de ensino campo propício para gerar propostas e transformações nas
políticas educativas da Colômbia.

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Biografia do Autor

Célia de Fátima Rosa da Veiga

Doutoranda em Educação Universidade La Salle

Vera Lucia Felicetti, Universidade La Salle

Pós-doutorado em Educação

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

Veiga, C. de F. R. da, Kucybala, F. dos S., & Felicetti, V. L. (2021). Saberes e práticas docentes na formação continuada: análises de teses da Colômbia. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.9771/re.v10i2.37196

Edição

Seção

Artigos