Saberes e práticas docentes na formação continuada: análises de teses da Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v10i2.37196Palavras-chave:
Saberes e práticas docentes. Contextos educativos. Teses em educação da Colômbia. Formação continuada.Resumo
RESUMO: O artigo apresenta uma reflexão acerca da importância da formação
de professores para a qualificação dos saberes e práticas pedagógicas, além
da construção da identidade profissional e o reconhecimento dos discursos
docentes, a partir de discussões propostas no âmbito do Grupo de Estudos
Relacionados ao Estudante (Geres2). Foram analisadas 123 teses de Programas
de Pós-Graduação de Instituições de Educação Superior da Colômbia,
defendidas no período de 2006 a 2019, em cinco universidades daquele país.
Verificou-se, na análise das teses, o crescente interesse existente em torno
dos saberes teóricos, práticos e experienciais dos docentes, bem como a
relação que a pesquisa estabelece entre o conhecimento dos professores e
suas práticas em diferentes contextos educativos. Igualmente, é possível observar
o interesse por centrar a investigação nas realidades e problemáticas
presentes na Educação Superior e Básica, considerando tais investigações e
graus de ensino campo propício para gerar propostas e transformações nas
políticas educativas da Colômbia.
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