Institutos Federais e ciência: compreensão textual discente na leitura de artigo científico
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v11i2.37016Resumo
Os Institutos Federais, pautados na perspectiva do currículo integrado, têm entre seus propósitos promover e divulgar conhecimentos produzidos pela ciência. Dessa forma, tendo em vista que nas práticas sociais o gênero artigo científico constitui uma das principais fontes acadêmicas de divulgação de pesquisas e descobertas, este trabalho objetiva refletir sobre possibilidades de uso desse gênero em atividades de compreensão textual no ensino médio integrado. Para tanto, com ancoragem na metodologia da pesquisa-ação, realizaram-se intervenções pedagógicas planejadas, que contaram com participação de alunos do curso Técnico em Química Integrado, do Instituto Federal Catarinense – campus Brusque. No processo, observou-se dificuldade dos sujeitos-participantes em compreender o conteúdo textual, depreendendo-se que essa dificuldade deriva da ausência de contato anterior com textos pertencentes ao gênero objeto de estudo, de tal modo que parecem válidas novas investidas que promovam contatos sistematizados entre alunos e artigo científico, como forma de possibilitar-lhes melhor habilidade na leitura desse gênero discursivo.Downloads
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