Formação de professores e professoras de educação física no Brasil e o embate de projetos no campo de conhecimento da saúde: contribuições da teoria pedagógica histórico-crítica

Autores

  • Matheus Lima de Santana Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v10i2.36988

Palavras-chave:

Formação de Professores de Educação Física, Licenciatura de caráter ampliado em Educação Física, Pedagogia Histórico-Crítica, Saúde, Biomecânica Aplicada à Educação Física.

Resumo

Trata-se de uma resenha crítica da tese de doutorado de Cássia Hack. O objeto da tese é o trato do conhecimento na formação de professores de Educação Física. O objetivo diz respeito à contribuição teórica da Psicologia Histórico Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica, e da Abordagem Crítico-Superadora no trato com o conhecimento da saúde no currículo de formação de professores, na perspectiva da superação de contradições e de uma consistente formação teórica. Assim delimita-se a questão problema: “Quais as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora do Ensino da Educação Física para enfrentar as contradições presentes no currículo de formação de professores referentes à negação do conhecimento e ao trato com o conhecimento a partir de abordagens biologicistas, naturalistas, mecanicistas, que fragmentam corpo-mente e teoria-prática?”. Para atingir os objetivos foram desenvolvidos procedimentos gerais de pesquisa, um estudo de totalidade enquanto categoria do Método que trata o objeto em uma perspectiva histórica e sua relação material e social, procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. A autora conclui, a partir dos pressupostos de referência marxista, elementos teórico-práticos, os sistemas de complexos, no trato com o conhecimento, no currículo de formação de professores de Educação Física, no marco de um curso único, de licenciatura ampliada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Lima de Santana, Universidade Federal da Bahia

Estudante de Graduação do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Bolsista de Iniciação Tecnológica do CNPq no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL/FACED/UFBA).

Referências

HACK, Cássia. Formação de professores e professoras de educação física no Brasil e o embate de projetos no campo de conhecimento da saúde: contribuições da teoria pedagógica histórico-crítica/Cássia Hack. - 2017. 235 f.: il. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2017.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Como Citar

Santana, M. L. de. (2021). Formação de professores e professoras de educação física no Brasil e o embate de projetos no campo de conhecimento da saúde: contribuições da teoria pedagógica histórico-crítica. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.9771/re.v10i2.36988

Edição

Seção

Resenhas