Imigração no Brasil e o processo de escolarização para as crianças e adolescentes imigrantes

Autores

  • Sandra Felicio Roldão Universidade Federal do Paraná
  • Jacques de Lima Ferreira Universidade Federal do Paraná (UFPR) Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA) http://orcid.org/0000-0002-7239-2635
  • Veronica Branco Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v10i2.36960

Palavras-chave:

Imigração. Brasil. Escolarização.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma investigação de abordagem qualitativa
do tipo estado da arte sobre a imigração no Brasil e sua relação com o processo
de escolarização da criança e do adolescente imigrante. A pesquisa
visa mapear e analisar os resultados das pesquisas acadêmicas, teses e dissertações
publicadas nos anos de 2013 a 2018 que abordaram a temática da
imigração no Brasil, além de identificar quais destas trataram do processo
de escolarização para as crianças e adolescentes imigrantes. Como objeto de
análise, foram selecionadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações 63
pesquisas, que foram analisadas a partir da técnica de Análise de Conteúdo
diante da perspectiva de Bardin (2011). Os dados apontam que o imigrante
é vítima de racismo, preconceito, xenofobia e estigmas por uma parcela da
sociedade receptora e são alvos de exploração de mão de obra, estando por
vezes, em situação de escravidão ou análogo à escravidão. Em conseguinte,
a falta de políticas públicas e legislações efetivas agravam essa situação.
Os dados também revelaram que outra parcela da sociedade receptora estabelece
redes de solidariedade e apoio à população imigrante, no acolhimento
na nova terra e na orientação de seus direitos. Outrossim, evidencia-se que a
valorização do idioma, da cultura e da identidade do imigrante se intensificam
após o percurso migratório. Em relação ao processo de escolarização da
criança e do adolescente imigrante, o estado da arte revelou restrita produção
acadêmica, evidenciando um campo emergente de pesquisa, que proporcione
aos imigrantes “vez” e “voz” em seu processo de escolarização.

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Biografia do Autor

Sandra Felicio Roldão, Universidade Federal do Paraná

Professora. Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina SED/SC. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paraná, Brasil.

Jacques de Lima Ferreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR) Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA)

Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal, Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde - Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Tem experiência em Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente, Mediação Pedagógica e Coordenação Pedagógica. Desenvolve Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Metodologia da Pesquisa em Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores em diferentes níveis e modalidades de Educação e Ensino, Desenvolvimento Profissional Docente, Prática Pedagógica, Tecnologias na Educação, Educação a Distância e Análise de Dados Qualitativos. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) da Universidade Federal do Paraná e Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia do UNICURITIBA.

Veronica Branco, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1970), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1991), doutorado em Educação pela UFPR (2009) e pós-doutorado em Educação Integral na UNIRIO (2011). Professora da Universidade Federal do Paraná desde 1976, atualmente está no nível de carreira de professora associada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, aprendizagem construtivista, educação integral, linguística aplicada, Pedagogia e interação social. É membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFPR no Grupo de Pesquisa: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano e do Mestrado Profissional: Teoria e Prática de Ensino Foi representante do Programa Mais Educação do Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica de 2009 a 2014.

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

Roldão, S. F., de Lima Ferreira, J., & Branco, V. (2021). Imigração no Brasil e o processo de escolarização para as crianças e adolescentes imigrantes. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.9771/re.v10i2.36960

Edição

Seção

Artigos