Adança-educação na construção do sujeito reflexivo-crítico

Autores

  • Cecília Bastos da Costa Accioly Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i17.3596

Palavras-chave:

Dança-Educação. Corpo. Sujeito.

Resumo

Como se deve abordar a dança na educação formal? Como estimular a formação de sujeitos críticos, transformadores de sua sociedade? Que concepção de corpo permeia o imaginário das sociedades para a construção de um ideal estético para a dança? Partindo destas questões, o presente artigo trata da análise da realização de um projeto de ensino de Dança no ensino formal, para crianças de terceira e quarta séries, entre 7 e 9 anos de idade. Este processo gerou situações, questionamentos e motivações que levaram a autora a acreditar que a dança é um potencializador do movimento expandido do homem em busca de sua auto-determinação através da arte. Para esta discussão, são abordados diferentes aspectos concernentes à dança-educação, e a possível construção deste binômio sem hiper-valorização de alguma das partes em detrimento da outra, aos conceitos de corpo, aprendizagem e sujeito. Tem como referenciais teóricos fundamentais Foucault, Freire, Morin, Read e Ramachandram, entre outros que dão necessário suporte ao estudo. Com a comprovação de sua hipótese, este estudo não se propõe conclusivo, mas impulsionador para geração de uma maior reflexão para conhecimento de diferentes configurações acerca deste processo, bem como de teorias e conceitos acerca deste tema.

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Biografia do Autor

Cecília Bastos da Costa Accioly, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é Professora Substituta do Departamento de Fundamentos do Teatro, Cursos de Licenciatura em Teatro e Bacharelado em Artes Cênicas - habilitação em Interpretação Teatral, Escola de Teatro, UFBA; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) - cuja dissertação versa sobre a utilização dos pressupostos de territorialidades e saberes locais nos currículos das licenciaturas em Dança e Teatro no Brasil; e concluinte do Curso de Especialização em Gestão Acadêmica da Escola de Administração-UFBA - cujo trabalho de conclusão estabelece relações multirreferenciais entre as configurações das IES no Brasil. Foi pesquisadora PIBIC/UFBA, durante a Graduação em Dança, com o plano de trabalho: A Neuroestética no Corpo Diferente, que teve como objetivo investigar, através das neurociências, as influências da Dança na configuração de diferentes corpos-sujeitos. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Educação Artística para diferentes públicos.

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Publicado

2011-08-02

Como Citar

Accioly, C. B. da C. (2011). Adança-educação na construção do sujeito reflexivo-crítico. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (17). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i17.3596

Edição

Seção

Artigos