Adança-educação na construção do sujeito reflexivo-crítico
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i17.3596Palavras-chave:
Dança-Educação. Corpo. Sujeito.Resumo
Como se deve abordar a dança na educação formal? Como estimular a formação de sujeitos críticos, transformadores de sua sociedade? Que concepção de corpo permeia o imaginário das sociedades para a construção de um ideal estético para a dança? Partindo destas questões, o presente artigo trata da análise da realização de um projeto de ensino de Dança no ensino formal, para crianças de terceira e quarta séries, entre 7 e 9 anos de idade. Este processo gerou situações, questionamentos e motivações que levaram a autora a acreditar que a dança é um potencializador do movimento expandido do homem em busca de sua auto-determinação através da arte. Para esta discussão, são abordados diferentes aspectos concernentes à dança-educação, e a possível construção deste binômio sem hiper-valorização de alguma das partes em detrimento da outra, aos conceitos de corpo, aprendizagem e sujeito. Tem como referenciais teóricos fundamentais Foucault, Freire, Morin, Read e Ramachandram, entre outros que dão necessário suporte ao estudo. Com a comprovação de sua hipótese, este estudo não se propõe conclusivo, mas impulsionador para geração de uma maior reflexão para conhecimento de diferentes configurações acerca deste processo, bem como de teorias e conceitos acerca deste tema.Downloads
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Publicado
2011-08-02
Como Citar
Accioly, C. B. da C. (2011). Adança-educação na construção do sujeito reflexivo-crítico. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (17). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i17.3596
Edição
Seção
Artigos