Os olhares dos discentes do Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos sobre a inclusão no ambiente escolar da EJA
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v10i2.35925Palavras-chave:
Inclusão. Formação. Direito.Resumo
Este estudo parte da necessidade da discussão acerca da formação
de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). É fruto da
inquietação das pesquisadoras durante experiência no Mestrado Profissional
de Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), ao refletir sobre as contribuições
para o processo inclusivo nas escolas, na referida modalidade, bem como as
práticas em defesa do direito à educação para todos. A problemática abordada
nesse artigo foi sobre o olhar que os mestrandos têm sobre a inclusão no ambiente
escolar na EJA. O objetivo geral foi investigar a visão que os discentes
do Mestrado Profissional, oferecido por uma universidade pública baiana,
têm sobre a inclusão no ambiente escolar da EJA. Os objetivos específicos
foram: discutir a educação inclusiva, analisando a inclusão no ambiente
escolar da EJA; elencar as atividades pedagógicas desenvolvidas para tais
grupos na EJA pelos mestrandos na perspectiva da educação inclusiva. A
metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa com pesquisa de campo,
envolvendo 22 sujeitos, e uso de questionário para coleta das informações. Os
resultados apontam que a investigação viabiliza o suporte teórico necessário
ao mestrando, que deseja fortalecer a sua prática educativa no ambiente
escolar da EJA. Conclui-se também que o uso de práticas inclusivas fortalecerá
a construção da autonomia e a emancipação dos sujeitos em busca da
garantia de direitos a todos.
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