Os olhares dos discentes do Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos sobre a inclusão no ambiente escolar da EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v10i2.35925

Palavras-chave:

Inclusão. Formação. Direito.

Resumo

Este estudo parte da necessidade da discussão acerca da formação
de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). É fruto da
inquietação das pesquisadoras durante experiência no Mestrado Profissional
de Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), ao refletir sobre as contribuições
para o processo inclusivo nas escolas, na referida modalidade, bem como as
práticas em defesa do direito à educação para todos. A problemática abordada
nesse artigo foi sobre o olhar que os mestrandos têm sobre a inclusão no ambiente
escolar na EJA. O objetivo geral foi investigar a visão que os discentes
do Mestrado Profissional, oferecido por uma universidade pública baiana,
têm sobre a inclusão no ambiente escolar da EJA. Os objetivos específicos
foram: discutir a educação inclusiva, analisando a inclusão no ambiente
escolar da EJA; elencar as atividades pedagógicas desenvolvidas para tais
grupos na EJA pelos mestrandos na perspectiva da educação inclusiva. A
metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa com pesquisa de campo,
envolvendo 22 sujeitos, e uso de questionário para coleta das informações. Os
resultados apontam que a investigação viabiliza o suporte teórico necessário
ao mestrando, que deseja fortalecer a sua prática educativa no ambiente
escolar da EJA. Conclui-se também que o uso de práticas inclusivas fortalecerá
a construção da autonomia e a emancipação dos sujeitos em busca da
garantia de direitos a todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julimar Santiago Rocha, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Educação de Jovens e Adultos, MPEJA - UNEB. Especialista em Educação, pobreza e desigualdade social (UFBA). Membro do grupo de pesquisa Gestão, Organização e Políticas Públicas em Educação (GEPE). Gestora da EJA na Rede Municipal de Salvador.

Débora Regina Oliveira Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestrado em Educação de Jovens e as Ciências da Universidade do Estado da Bahia, Especialista em Coordenação Pedagógica (UFBA), Mídias em Educação (UESB) e Metodologia do Ensino Superior (FACE). Licenciada em Pedagogia, habilitação em Formação Pedagógica e Gestão Educacional (FACE). Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Gandu. Funcionalidade profissional em gestão escolar, professora formadora do Programa de Capacitação de Gestores Escolares, presidente do Conselho Municipal de Educação, professora da educação básica, consultora pedagógica. Integrada do Grupo de Pesquisa: Gestão, organização, divulgação de tecnologias e educação em educação.Pesquisadora de Educação de Jovens e Adultos, Formação Docente e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Patrícia Carla da Hora Correia, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (2009-2013). Mestre em Educação Especial pelo Centro de Referência Latino Americano de Educação Especial (1999 - 2002). Possui graduação em Pedagogia pela Associação Cultural e Educacional da Bahia - Faculdade de Educação da Bahia (1991 - 1993). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia(1994) atuando no curso de Graduação de Pedagogia e no Programa de Pos-graduação - Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA.Foi coordenadora do colegiado do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação - campus I / UNEB. É Coordenadora do grupo de Pesquisa Programa de Educação Inclusiva - PROGEI, faz parte do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais GEINE da Universidade Federal da Bahia - UFBA e do grupo Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, coordenando a linha de pesquisa Etnias, Educação e Inclusão Compreensiva

Referências

REFERÊNCIAS

ACORSI, Roberta. Inclusão: (im)possibilidades para a educação. In: LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Elí Henn (Orgs.). Aprendizagem & Inclusão: implicações curriculares. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010. p. 177-193.

BRASIL. Decreto n. 7.690, de 2 de março de 2012. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas do Ministério da Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 mar. 2012. Não paginado. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Decreto/D7690.htm>. Acesso em: 02 junho 2017.

______. Constituição da República Federativa do Brasil, Texto promulgado em 05 de

outubro de 1988. Disponível em: <https://www.senado.gov.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_206_.asp> Acesso em: 30 abr.2017

DANTAS, Tânia Regina. Formação em EJA: o Programa de Mestrado Profissional como uma proposta inovadora de inclusão social. In: DANTAS, Tânia Regina; AMORIM, Antonio; LEITE, Gildeci de Oliveira. Pesquisa, formação, alfabetização e direitos em educação de jovens e adultos. Salvador: Edufba, 2016. Cap. 6. p. 131-149.

FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002

GENTILI, P. A exclusão e a escola: O apartheid educacional como política de ocultação. In P. Gentili & C. Alencar (Orgs.), Educar na esperança em tempos de desencanto (pp. 25-44). Petrópolis: Vozes, 2001

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

IRELAND, Timothy D. Todas as Modalidades de Educação são iguais, mas algumas são mais iguais do que outras: a Educação de Jovens e Adultos como direito humano em bate. In: DANTAS, Tânia Regina; AMORIM, Antônio; LEITE, Gildeci de Oliveira (Org.). Pesquisa, formação, alfabetização e direitos em educação de Jovens e Adultos. Salvador: Edufba, p. 205-222, 2016.

LUDKE Menga, ANDRÉ Marli.E.D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU;1986.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Introdução. In: MANTOAN, M. T. E (Org.). A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo, SP: Memmon, 1997. p. 6-8.

MARCONI, M. de A. e LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MINAYO, Marília Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

RODRIGUES, D. Dez idéias (mal)feitas sobre a educação inclusiva. In: (2006) David Rodrigues (Org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva, São Paulo. Summus Editorial, p.1-16, 2006.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: o paradigma do Século XXI. Inclusão: Revista da Educação Especial, Brasília, v. 01, p.19-23, out. 2005. Anual.

______ Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, v.5, mar.-abr. 2002, n.25, p.5-14

STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Trad. Magda França Lopes. Inclusão – Um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Como Citar

Rocha, J. S., Santos, D. R. O., & Correia, P. C. da H. (2021). Os olhares dos discentes do Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos sobre a inclusão no ambiente escolar da EJA. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.9771/re.v10i2.35925

Edição

Seção

Artigos