A iniciação docente em Educação Física: um estudo com egressos do programa PIBID/UNEB Campus XII

Autores

  • Marlon Messias Santana Cruz Universidade do Estado da Bahia - Campus XII http://orcid.org/0000-0001-9618-848X
  • Lidiany Ferrera Lisboa Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v9i2.35918

Palavras-chave:

, PIBID, Formação Docente, Atuação Profissional, Educação Física

Resumo

O presente trabalho busca compreender como os fatores relacionados ao Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XII, incidem sobre a prática docente dos professores em início de carreira. O objetivo é averiguar as contribuições do PIBID para a definição da trajetória profissional docente, a fim de relatar reflexões sobre a permanência do professor de Educação Física no contexto escolar da rede pública de ensino. Para tanto, foram entrevistados egresso do curso de Educação Física que fizeram parte do programa PIBID/UNEB como bolsistas de Iniciação à Docência. O público alvo da pesquisa foram os professores nos primeiros anos da experiência docente. Através da análise dos dados foi possível perceber que que o PIBID, qualifica a formação inicial dos futuros professores de Educação Física, estimulando a permanência do licenciado no exercício da carreira. Assim, nas falas dos egressos, o PIBID é visto com fundamental importância para a formação docente dos acadêmicos que nele estão inseridos. E que através de suas articulações, o programa se torna imprescindível para aquele que deseja se preparar para ingressar profissionalmente no espaço escolar. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível refletir sobre a influência que o PIBID tem na qualificação da formação e início da atuação docente. Sob essa perspectiva, o PIBID cumpre um importante papel na constituição do repertório de conhecimentos, crenças e fazeres necessários à atuação profissional docente.

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Biografia do Autor

Marlon Messias Santana Cruz, Universidade do Estado da Bahia - Campus XII

Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII

Lidiany Ferrera Lisboa, Universidade do Estado da Bahia

Professora Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia

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Publicado

2020-08-24

Como Citar

Cruz, M. M. S., & Lisboa, L. F. (2020). A iniciação docente em Educação Física: um estudo com egressos do programa PIBID/UNEB Campus XII. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.9771/re.v9i2.35918

Edição

Seção

Artigos