Música nas disciplinas de Didática de um Curso de Magistério em nível médio: aprendizagens colaborativas
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v9i2.35598Palavras-chave:
Ensino de música, Curso de Magistério, Música na formação do professor.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a inserção da música nas disciplinas de Didática da educação infantil e Didática nas séries iniciais do ensino fundamental do Curso de Magistério em nível médio da Escola de Educação Básica de Araranguá-SC. O texto analisa documentos legais do governo federal e do estado de Santa Catarina sobre a legislação e normatização do curso de formação de professores em nível médio, além de autores que discutem a inserção da música nesta modalidade de ensino. A metodologia, de caráter qualitativo, incluiu observações de aulas das disciplinas de Didática do curso investigado e realização de entrevistas com a professora da disciplina e anotações no diário de campo. As análises apontam que a música está inserida nas disciplinas de Didática como facilitadora no processo de ensino aprendizagem das crianças, incluindo perspectivas cognitivas, recreativas, inclusivas, socializadoras ou musicais, por entenderem que a música é uma linguagem artística que faz parte do fazer docente com crianças pequenas. O estudo aponta que a música nas disciplinas de Didática do Curso de Magistério investigado contribui de muitas maneiras visando a aprendizagem de crianças, logo, seria relevante a inclusão de formação musical mais específica para as professoras deste curso. Tal formação poderia ampliar novas experiências musicais nas escolas, proporcionando mais conhecimentos e experiências sociais e artísticas.Downloads
Referências
BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental: olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2000. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/33046/000270280.pdf?sequence=1. Acesso em: 05/12/2019.
BELLOCHIO, Claudia (Org.). Educação musical e unidocência: pesquisas, narrativas e modos de ser do professor de referência. Porto Alegre: Sulina, 2017.
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1994. p. 46-81.
BRASIL. Decreto Nº 8.025, de 16 de março de 1881. Manda executar o novo Regulamento para a Escola Normal do municipio da Côrte. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-8025-16-marco-1881-546192-publicacaooriginal-60106-pe.html. Acesso em: 26/11/2019.
BRASIL. Decreto nº 10.060, de 13 de outubro de 1888. Dá novo Regulamento á Escola Normal. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-10060-13-outubro-1888-542876-publicacaooriginal-52485-pe.html. Acesso em 16/11/2019.
BRASIL. Decreto Nº 27, de 12 de março de 1890. Reforma a Escola Normal e converte em Escolas Modelos as Escolas anexas. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1890/decreto-27-12.03.1890.html. Acesso em: 28/11/2019.
BRASIL. Lei Darcy Ribeiro (1996). LDB nacional: Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional: Lei nº 9.394, Brasília, MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 07/11/2019.
BRASIL. Resolução CEB Nº 2, de 19 de abril de 1999. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade Normal. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb02_99.pdf. Acesso em: 13/11/2019.
BRASIL. Lei Nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm#art1. 13/11/2019.
BRASIL. Lei Nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13278.htm#ART1. Acesso em: 13/11/2019.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm#art7. Acesso em 13/11/2019.
FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. A música e as artes na formação do pedagogo: polivalência ou interdisciplinaridade? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 48, abr. 2017. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7567/4914. Acesso em: 27/11/2019.
FUKS, Rosa. Tradição/Contradição na Prática Musical de uma Escola Formadora de Professores. In: OPUS (Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – ANPPOM). Ano III n. 3, Set./1991. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/26/128. Acesso em: 02/12/2019.
FUKS, Rosa. Estará Morta a Escola Normal Pública? In: Revista da ABEM, Porto Alegre, Ano I n.1, Mai, 1992. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed1/revista1_artigo5.pdf. Acesso em: 02/12/2019.
FUKS, Rosa. O novo sentido do silêncio na Escola Normal – considerações acerca da música da instituição em dois tempos (anos oitenta e noventa) In: ANPPOM – Décimo Quinto Congresso, Rio de Janeiro, 2005. https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2005/sessao2/rosa_fuks.pdf. Acesso em: 02/12/2019.
FURQUIM, Alexandra Silva dos Santos; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A formação musical de professores unidocentes: um estudo em cursos de pedagogia do Rio Grande do Sul. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 24, 54-63, set. 2010.
JARDIM, Vera Lúcia Gomes. Os sons da república - o ensino da música nas escolas públicas de São Paulo na Primeira República 1889-1930. In: 27ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu, MG, 2004. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/gt02/t0214.pdf. Acesso em: 03/04/2018.
KULESZA, Wojciech Andrzej. A institucionalização da Escola Normal no Brasil (1870-1910). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília: Inep. v. 79, n. 193, p. 63-71, set./dez. 1998. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1243. Acesso em 28/11/2019.
LEMOS JÚNIOR, Wilson. O ensino do Canto Orfeônico na escola secundária brasileira (décadas de 1930 e 1940). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/42/art18_42.pdf. Acesso em: 25/11/2019.
OLIVEIRA, Flávio Couto e Silva de. O canto civilizador: música como disciplina escolar nos ensinos primário e normal de Minas Gerais, durante as primeiras décadas do século XX. (Tese de Doutorado), Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2004. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/FAEC-85NQDX/tese.pdf?sequence=1. Acesso em: 04/12/2019.
SPANAVELLO, Caroline Silveira; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: analisando as práticas educativas de professores unidocentes. In: Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 12, 89-98, mar. 2005. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed12/revista12_artigo11.pdf. Acesso em: 05/12/2019.