Música nas disciplinas de Didática de um Curso de Magistério em nível médio: aprendizagens colaborativas

Autores

  • Conceição de Maria Cunha Universidade do Estado de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-2755-2417
  • Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v9i2.35598

Palavras-chave:

Ensino de música, Curso de Magistério, Música na formação do professor.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a inserção da música nas disciplinas de Didática da educação infantil e Didática nas séries iniciais do ensino fundamental do Curso de Magistério em nível médio da Escola de Educação Básica de Araranguá-SC. O texto analisa documentos legais do governo federal e do estado de Santa Catarina sobre a legislação e normatização do curso de formação de professores em nível médio, além de autores que discutem a inserção da música nesta modalidade de ensino. A metodologia, de caráter qualitativo, incluiu observações de aulas das disciplinas de Didática do curso investigado e realização de entrevistas com a professora da disciplina e anotações no diário de campo. As análises apontam que a música está inserida nas disciplinas de Didática como facilitadora no processo de ensino aprendizagem das crianças, incluindo perspectivas cognitivas, recreativas, inclusivas, socializadoras ou musicais, por entenderem que a música é uma linguagem artística que faz parte do fazer docente com crianças pequenas. O estudo aponta que a música nas disciplinas de Didática do Curso de Magistério investigado contribui de muitas maneiras visando a aprendizagem de crianças, logo, seria relevante a inclusão de formação musical mais específica para as professoras deste curso. Tal formação poderia ampliar novas experiências musicais nas escolas, proporcionando mais conhecimentos e experiências sociais e artísticas.

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Biografia do Autor

Conceição de Maria Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará. Pedagoga licenciada pela Universidade Estácio de Sá. Professora da educação básica da cidade de Rio do Sul, SC.

Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado - SP (1981), Mestre em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Doutor (Ph D) em Educação Musical pelo Royal Melbourne Institute of Technology - RMIT University, Melbourne, Austrália (2003). Pós-doutorado realizado junto ao Centro de Investigação em Psicologia da Música e da Educação Musical - CIPEM, no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal (2011-2012). Foi pesquisador CNPq (PQ 2) entre 2011 e 2013. Atualmente é professor associado aposentado da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, tendo atuado nas áreas de canto coral, regência e educação musical. É professor do Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado da UDESC, tendo sido coordenador daquele Programa em duas gestões. É professor do Mestrado Profissional em Artes - PROF-ARTES e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Tem experiência como instrumentista, regente e educador musical em diversos contextos. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: educação musical e formação de professores generalistas e especialistas, música na educação básica, legislação educacional e políticas públicas, canto coral e regência. É membro de Conselhos Editoriais de diversos periódicos brasileiros e estrangeiros além de atuar como parecerista ad hoc em diversas publicações acadêmicas do Brasil e do exterior. Foi membro da Comissão de Avaliação da área de música do ENADE junto ao INEP, órgão vinculado ao Ministério da Educação no Brasil, entre 2005 e 2013. Foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC, do Ministério da Cultura, nos biênios 2009-2010 e 2013-2014. Foi representante da América Latina e do Caribe na Comissão de Pesquisa (ISME Research Commission) da International Society for Music Education - ISME entre 2008 e 2014, sendo coordenador daquela comissão (co-chair) entre 2012 e 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM nas gestões 2005-2007 e 2007-2009. Integrou a diretoria da ANPPOM ? Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Música nos biênios 2011-2013 e 2013-2015. Integrou a diretoria da ISME ? International Society for Music Education nos biênios 2012-2014 e 2014-2016, tendo atuado como membro do Comitê Executivo no biênio 2012-2014. Atualmente integra a diretoria da ABEM como Presidente do Conselho Editorial daquela associação (gestão 2017-2019), além de ser membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC, vinculada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania (biênio 2019-2020).

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Publicado

2020-08-24

Como Citar

Cunha, C. de M., & de Figueiredo, S. L. F. (2020). Música nas disciplinas de Didática de um Curso de Magistério em nível médio: aprendizagens colaborativas. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.9771/re.v9i2.35598

Edição

Seção

Artigos