O Jogo nas aulas de Educação Física: significados atribuídos pelas crianças

Autores

  • Renan Santos Furtado UFPA
  • Gabriel Pereira Paes Neto SEDUC/PA

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v9i2.34488

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Jogo, Produção de significados

Resumo

Trata-se de uma reflexão teórica oriunda de uma experiência pedagógica a partir do trabalho com o conteúdo jogo nas aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, nesse estudo tem-se como objetivo: analisar a forma como alunos do município de Ponta de Pedras/PA das séries iniciais do Ensino Fundamental produzem significados a respeito do conteúdo jogo nas aulas de Educação Física. A respeito dos procedimentos metodológicos, o estudo se encontra no campo da pesquisa-ação, utilizando-se da observação e de registros na forma de imagens, vídeos e materiais didáticos para a coleta de dados. Para análise, faz uso de um quadro bibliográfico referente à filosofia a antropologia do jogo. Conclui-se que o jogo apresenta inúmeros significados para as crianças em questão, expressos nos termos; brincadeira, alegria, diversão, professor, criança, corda, pessoas, poucas regras e podemos mudar regras. Tais termos, conforme se constatou na literatura especializada, apresentam-se como características fundamentais do fenômeno jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, UFPA

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor efetivo da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA), onde atualmente exerce o cargo de vice coordenador de Ensino Médio (Portaria Nº 1624/2020). Professor temporário da SEDUC/PA entre 2017 e 2018, lotado na Unidade Regional de Educação 20. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), integrando a linha de pesquisa "Estudos de Formação e Práticas Pedagógicas em Educação e Educação Física". Atua como Revisor dos periódicos Arquivos em Movimento (UFRJ) e Interfaces da Educação (UEMS). Tem experiência, estudos e pesquisas na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Políticas Educacionais; Processos e Práticas Colaborativas de Formação de Professores; Educação Física Escolar; Práticas Corporais e Questões Epistemológicas da Educação e da Educação Física. E-mail: renanfurtado@ufpa.br

Gabriel Pereira Paes Neto, SEDUC/PA

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2013). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA), professor titular da Escola Superior da Amazônia, membro do comitê científico - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, secretário estadual - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, professor - Secretaria de Estado de Educação do Pará, professor titular da Escola Superior Madre Celeste, professor da pós-graduação da Escola Superior da Amazônica e Escola Superior Madre Celeste e pesquisador voluntário da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, esporte, educação, pesquisa e lazer.

Referências

AGAMBEN, Glorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.

ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, Outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura (Obras Escolhida v. I). São Paulo: Brasiliense, 2012.

BRACHT, Valter. Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução. 3 ed. Ijuí: Unijui, 2005.

BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal do jogo. São Paulo: Ícone, 2007.

BROUGÉRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Rev. Fac. Educ. vol. 24 n. 2 São Paulo July/Dec. 1998.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: A máscara e a vertigem. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2017.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, João Batista. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: Teoria e prática da educação física. ed. 4. São Paulo: Editora Scipione, 1994.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FURTADO, Renan; BARRETO, Libório; RAMOS, Adso. Pedagogia crítico- -superadora e o modelo pendular: uma aproximação necessária para o ensino dos esportes coletivos na escola.

Cadernos UniFOA, Volta Redonda, n. 40, p.83-94, agosto 2019.

FURTADO, Renan et al. O jogo nas aulas de educação física na educação infantil: do interesse pedagógico da educação física à produção de compreensão das crianças. Revista Kinesis, Santa Maria, v. 37, p.01-12, 2019.

GUTTMANN, Allen. From ritual to record: the nature of modern sports. New York, Columbia University Press, 1978.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2010.

KISHIMOTO, Tizuko. M. O jogo e a educação infantil. IN: KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortes, 2011.

LESSA, Juliana. O conceito de experiência em Walter Benjamin: elementos para pensar a educação na infância. Revista Zero-a-Seis, v. 18, n. 33 p. 108-121 | Florianópolis | jan-jun 2016.

NEIRA, Marcos Garcia. A cultura corporal popular como conteúdo do currículo multicultural da educação física. Pensar a Prática, 11/1: 81-89, jan./jul. 2008.

PREFEITURA MUNICIAPL DE PONTA DE PEDRAS. Disponível em: <https://www.pontadepedras.pa.gov.br/omunicipio.php>. Acesso em: 26 de agosto de 2018.

SANTOS, Boaventura. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2018.

SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. São Paulo: Editora Iluminuras, 1995.

SEVERINO, Antônio. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

THOMAS, Raymond. Histoire du sport. Paris, Universitaires de France, 1991.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Abril cultural e Industrial, 1975.

Downloads

Publicado

2020-08-24

Como Citar

Furtado, R. S., & Paes Neto, G. P. (2020). O Jogo nas aulas de Educação Física: significados atribuídos pelas crianças. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.9771/re.v9i2.34488

Edição

Seção

Artigos