Educação como Prática da Liberdade e Movimento Software Livre: colaboração mediada pelas TIC

Autores

  • Ilse Abegg Universidade Federal de Santa Maria
  • Fábio da Purificação De Bastos Universidade Federal de Santa Maria
  • Felipe Martins Müller Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v14i15.3445

Palavras-chave:

Educação como Prática da Liberdade, Movimento Software Livre, Colaboração Mediada pelas TIC

Resumo

Neste texto, mostramos como o modo de produção colaborativo (bazar) do Movimento Software Livre (MSL) se aproxima da Educação como Prática da Liberdade (EPL), principalmente, quando a produção escolar a distância for mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) livres. A participação nas instâncias produtivas do conhecimento potencializa a comunicação e colaboração, tornando as práticas escolares a distância mediadas pelas TIC livres mais participativas, viável-possível e necessária para a inclusão socioeducacional e melhoria na qualidade de vida dos envolvidos.

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Biografia do Autor

Ilse Abegg, Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Educação Departamento de Metodologia do Ensino Curso de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional

Fábio da Purificação De Bastos, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Associado II do Departamento de Metodologia do Ensino. Centro de Educação. UFSM

Felipe Martins Müller, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Departamento de Eletrônica e Computação. Centro de Tecnologia. UFSM

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Publicado

2009-09-30

Como Citar

Abegg, I., De Bastos, F. da P., & Müller, F. M. (2009). Educação como Prática da Liberdade e Movimento Software Livre: colaboração mediada pelas TIC. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 14(15). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v14i15.3445

Edição

Seção

Artigos