Educação e Pragmatismo: diálogos entre Aníbal Ponce, István Mészáros e Hannah Arendt

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v9i1.34123

Palavras-chave:

Educação, Pragmatismo, Formação do Cidadão.

Resumo

Educar para a liberdade e emancipação ou para formar profissionais aptos ao mercado de trabalho? Como a educação cedeu espaço ao pragmatismo e como refletir sobre alternativas a este modelo formativo? Pensar a educação é tarefa complexa e multidimensional, pois sua história não nasceu, tampouco se ampliou, de um movimento uniforme, homogêneo. A depender do lugar no mundo, os processos educacionais apresentaram-se de maneiras diferentes, cujo papel da educação variava a depender dos mandatários ou destinatários deste sistema. Alguns desses processos eram “bem-sucedidos” se considerarmos a minoria a ser alcançada. Quando, posteriormente, a educação atinge as classes trabalhadoras, seu foco é preparar mão de obra para o mercado de trabalho; busca-se exclusivamente um pragmatismo técnico. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre processos e perspectivas educacionais, através de um diálogo entre os educadores Aníbal Ponce e István Mészáros e a filósofa Hannah Arendt. Dos autores nos utilizaremos para demonstrar como a história da educação inclinou-se, no decorrer dos séculos, ao pragmatismo; da autora, extrairemos uma perspectiva educacional que, acreditamos, surge como alternativa a ser implantada nas práticas daqueles envolvidos nos processos educacionais, cuja principal referência seja o próprio ser humano, ainda em formação. Não se trata, no entanto, de oferecer uma proposta pronta, que pretenda resolver o problema do pragmatismo de maneira completa ou simplista. Trata-se, na verdade, de refletir sobre possíveis caminhos que podem ser trilhados a partir do pensamento arendtiano.

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Biografia do Autor

Ricardo Teixeira da Silva, Universidade Federal do Amapá

Licenciado em Letras Português/Espanhol e em Sociologia e Bacharel em Ciências Sociais. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Federal do Amapá

Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, no Curso de Direito e nos Programas de Pós-graduação em Educação (Mestrado) e Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - EducaNorte (Doutorado)

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Publicado

2020-05-05

Como Citar

Silva, R. T. da, & Simões, H. C. G. Q. (2020). Educação e Pragmatismo: diálogos entre Aníbal Ponce, István Mészáros e Hannah Arendt. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.9771/re.v9i1.34123

Edição

Seção

Artigos