Compreensão e praxis pedagógica: experiências e atualizações
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v14i16.3391Palavras-chave:
compreensão – praxis pedagógica – experiências - atualizaçõesResumo
O texto relata experiências de duas professoras com seus estudos e atividades de ensino na pós-graduação, em torno do tema compreensão e praxis pedagógica. Destaca a aproximação e o aprofundamento do tema no percurso de cada uma das autoras para elaboração de suas teses de doutorado; as publicações conjuntas e comunicações em eventos científicos e se detém no desenvolvimento de uma disciplina junto a alunas de mestrado e doutorado em educação na Faculdade de Educação da UFBA, tomando como sub-títulos do texto, os sub-temas discutidos no curso enfocado. A compreensão é tematizada a partir de uma dimensão ontológica do termo, com o aporte da hermenêutica de Wilhelm Dilthey e de Martin Heidegger em contraponto com a dimensão cognitivista da taxionomia de Benjamim Bloom. As experiências e atualizações são discutidas a partir do conteúdo dos ensaios de alunas participantes do curso. Conclui-se que a despeito da diversidade dos objetos de estudo das alunas e professoras, foi possível a todas estabelecer articulações com o tema proposto e possivelmente realizar experiências e compreensões articuladoras. Com isso evidenciou-se o caráter formativo desse tema pelas possibilidades de propiciar atualizações/experiências circunscritas ao processo de compreensão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-10-06
Como Citar
Sá, M. R. G. B. de, & Tourinho, M. A. de C. (2010). Compreensão e praxis pedagógica: experiências e atualizações. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 14(16). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v14i16.3391
Edição
Seção
Artigos