Pierre Bourdieu e Paulo Freire: um diálogo pela Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v9i3.31899

Palavras-chave:

Desigualdades sociais, Pedagogia Libertadora, Sociedade e Educação

Resumo

A realidade da educação brasileira atualmente demonstra que existe uma variedade de práticas educativas colocadas em ação nas escolas, tais elas que seriam um reflexo das várias teorias já publicadas e experimentadas ao longo dos estudos pedagógicos. Pierre Bourdieu, em sua teoria, demonstrou que os sistemas de ensino atuariam como mecanismos de reprodução e legitimação das desigualdades sociais. Paulo Freire, ao construir sua teoria sobre a educação, constatou que a realidade da sociedade se apresentaria na forma de opressão dos povos, elaborando um método de educação para a libertação dos oprimidos. Nesse sentido, o objetivo deste ensaio foi compreender a teoria crítico-reprodutivista de Pierre Bourdieu e a teoria crítica de Paulo Freire, a fim de que se pensasse de que forma o diálogo entre ambas poderia contribuir com as práticas educativas. A metodologia ocorreu por meio da revisão de literatura sobre essas teorias, e da análise das informações observadas a partir delas. Trata-se, assim, de um estudo bibliográfico de objeto qualitativo. As análises do ensaio observaram que a escola atuaria como um meio de reprodução e legitimação das desigualdades sociais, e que, ao se impor sobre os estudantes, ela agiria como um mecanismo próprio das sociedades opressoras. Nessa perspectiva, a correlação entre os fundamentos teóricos dos dois autores revelou que é preciso romper com as práticas educativas tradicionais e não críticas, as quais reforçam e, desse modo, atuam para a manutenção da sociedade desigual tal qual ela se apresenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhonathas Armond Assis Ramos, Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei, MG

Pedagogo e mestre em Educação

Referências

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: ______. Escritos de Educação. Seleção, organização, introdução e notas: Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2015a. p. 43-72. (Coleção Ciências Sociais da Educação).

______. O capital social – notas provisórias. In: ______. Escritos de Educação. Seleção, organização, introdução e notas: Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2015b. p. 73-78. (Coleção Ciências Sociais da Educação).

______. Os três estados do capital cultural. In: ______. Escritos de Educação. Seleção, organização, introdução e notas: Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2015c. p. 79-88. (Coleção Ciências Sociais da Educação).

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

______. Pedagogia do oprimido. 66. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál., Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007.

NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio M. Martins. Bourdieu & a Educação. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. (Coleção Pensadores & Educação).

SUHR, Inge Renate Fröse. Teoria do conhecimento pedagógico. Curitiba: InterSaberes, 2012. (Série Fundamentos da Educação).

WACQUANT, Löic. Habitus. In: CATANI, Afrânio Mendes et al. (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. p. 213-217.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Ramos, J. A. A. (2020). Pierre Bourdieu e Paulo Freire: um diálogo pela Educação. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(3). https://doi.org/10.9771/re.v9i3.31899

Edição

Seção

Artigos