Amor, docência e Hannah Arendt: um diálogo proposto no/pelo mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v9i2.30647

Palavras-chave:

Amor, Docência, Educação, Formação de professores

Resumo

Este ensaio tece considerações a respeito do conceito de amor mundi, conforme sugerido por Hanna Arendt, e a formação docente. O desafio proposto se coloca em, através do amor, propor um diálogo no/do mundo com a educação, anunciando sentidos, sem cometer o erro de defini-los: conceber o amor em sua transversalidade, ao mesmo tempo, sútil e densa, e a presença deste como possibilidade de ação política do professor em sua existência humana. O texto parte de uma contextualização sobre a noção de amor mundi para, posteriormente, apresentar ressonâncias dessas ideias na formação e exercício da docência. Insere a formação de educadores em uma abordagem complexa e multirreferencial, situada nos atravessamentos de fluxos de permanência e de emergência, das experiências humanamente temporalizadas, para sugerir que sejam fundadas novas éticas amorosas que respeitem as liberdades dos processos de subjetivação. Por fim, coloca o amor mundi, de Arendt, como um convite a fazer um exercício, mais do que de reflexão, de incursão ativa na vida, tendo a abertura para o amor ao mundo, em suas múltiplas aparências e maneiras de expressão, como uma possibilidade de empreendimento de novas formas de educar, que potencializem relações plurais e solidárias ao mundo comum.

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Biografia do Autor

Verônica Domingues Almeida, Universidade Federal da Bahia

Sou graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Durante 20 anos atuei na Educação Básica e atualmente exerço a docência na Faculdade de Educação da UFBA, no curso de Pedagogia, na área de Estágio Supervisionado. Também, atuo na vice-coordenação do Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas. Colaboro, como pesquisadora, com os grupos de pesquisa Formação em Exercício de Professores (FEP/FACED/UFBA/CNPQ) e Interdisciplinar de Filosofia e Ciências Humanas (GIFCH/IFBASAMARO/CNPQ). Dedico-me aos seguintes temas: sensibilidades e educação; formação docente; currículo; e inovações pedagógicas.

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Publicado

2020-08-24

Como Citar

Domingues Almeida, V. (2020). Amor, docência e Hannah Arendt: um diálogo proposto no/pelo mundo. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.9771/re.v9i2.30647

Edição

Seção

Artigos