Crenças dos professores e formação docente

Autores

  • Ilma Fernandes Soares UNEB
  • Nelson Rui Bejarano UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.3024

Palavras-chave:

Professores – Formação. Crença. Prática de ensino. Ludicidade.

Resumo

Este estudo discute o conceito de crenças e sua influência na prática pedagógica dos professores. Sistematiza algumas de suas peculiaridades, a partir da literatura específica, contribuindo no estudo dessa temática ao acrescentar três novas características construídas através da análise da pesquisa de campo com educadores. Enfoca, ainda, a necessidade dos cursos de formação docente atentarem para a importância das crenças na construção do processo identitário dos professores, pois tal processo não ocorre somente através do acesso às teorias pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilma Fernandes Soares, UNEB

Mestre em Educação pela FACED-UFBA, Professora Assistente do Departamento de Ciências Humanas – UNEB. Atua na área de formação de professores. Linha de pesquisa educação e ludicidade. Publicações: 1. SOARES, I. M. F. ; PORTO, B. S. . Se der a gente brinca: crenças das professoras sobre ludicidade e atividades lúdicas. Revista da FAEEBA, v. 15, p. 55-79, 2007. 2. SOARES, Ilma Maria Fernandes. O estudo das crenças dos professores: uma forma de entender a práxis docente?. In: EPENN: Inovações, desafios e resultados, 18º, 2007, Maceió.Anais eletrônicos. Alagoas: UFAL, 2007. E-mail: ilma100@hotmail.com Rua Hélio de Oliveira, 682. Ed. Amaná, ap. 14 Luis Anselmo. Salvador-BA CEP 40265-020.

Nelson Rui Bejarano, UFBA

Professor Adjunto IV da UFBA - Instituto de Química - Departamento de Química Geral e Inorgânica Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS Doutor em Educação pela FEUSP (2001). Linha de pesquisa: formação inicial de professores de ciências. E-mail:: bejarano@ufba.br. Campus Universitário de Ondina Rua Barão de Geremoabo, s/n CEP 40260-340 - Salvador-Bahia-Brasil Capítulo de livro: 1. BEJARANO, Nelson Rui Ribas ; BORTOLIERO, Simone Terezinha . Os desafios dos Jornalistas científicos, cientistas e educadores em ciências no século XXI. In: Cidoval Morais de Sousa; Simone Terezinha Bortoliero; Jose Roberto Ferreira. (Org.). Jornalismo Científico e Educação para as Ciências. Taubaté-SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2006, v. 02, p. 17-28. 2. BEJARANO, Nelson Rui Ribas ; BORTOLIERO, Simone Terezinha ; ANDRADE, Rita de Cássia de . Imagens sobre a Ciência e a Tecnologia: O que pensam os professores da Rede Municipal de Salvador. In: Simone Terezinha Bortoliero; Cidoval Morais de Sousa; Jose Roberto Ferreira. (Org.). Jornalismo Científico e Educação para as Ciências. Taubaté-SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2006, v. 35, p. 469-486. Trabalho com formação de professores ciências (química, biologia, matemática e física).

Downloads

Publicado

2009-06-02

Como Citar

Soares, I. F., & Bejarano, N. R. (2009). Crenças dos professores e formação docente. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(14). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.3024

Edição

Seção

Artigos