Os ditos e os não-ditos do discurso: movimentos de sentidos por entre os implícitos da linguagem

Autores

  • Obdália Santana Ferraz Silva Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.3007

Palavras-chave:

Análise do discurso. Publicidade. Caricaturas e desenhos humorísticos.

Resumo

Este artigo toma como base a Análise do Discurso Francesa (ADF), fundamentada nas ideias de Pêcheux e Orlandi. Tem-se como propósito discutir sobre o dito e o não-dito (implícito) no discurso, tomando como exemplo de texto para análise a publicidade e a charge. Consideram-se esses textos como produtivos para a discussão da relação entre o dizível e o não-dizível, como sentidos que se constituem no movimento constante dos objetos simbólicos e da história.

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Biografia do Autor

Obdália Santana Ferraz Silva, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1992). Graduada em Licenciatura Plena em Letras: Habil. Port./Inlgês pela Universidade do Estado da Bahia (2002). Especialista em Metodlogia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (1997). Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Doutoranda em Educação Pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é professora titular da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação Campus XIV.

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Publicado

2009-06-02

Como Citar

Silva, O. S. F. (2009). Os ditos e os não-ditos do discurso: movimentos de sentidos por entre os implícitos da linguagem. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(14). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.3007

Edição

Seção

Artigos