Uma experiência de aprendizagem mediada com adolescentes em uma escola pública de Salvador-Bahia

Autores

  • Joanna Angélica Carneiro Oliveira UFBA-FFCH-LEV- Pesquisadora

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i13.3005

Palavras-chave:

Mediação. Adolescentes. Processos de aprendizagem. Escola pública.

Resumo

Este trabalho procurou investigar em que medida uma experiência de mediação, em grupo, contribuiu para provocar desejos e alcançar mudanças na capacidade de aprender, em 12 adolescentes. Com a mediação intencional, visou-se identificar algumas disfunções cognitivas, desenvolver ou despertar a motivação intrínseca e as funções cognitivas subjacentes dos adolescentes. Os resultados mostraram a necessidade de mediação, realizada de forma integrada, na qual a escola e a família devem atuar em parceria, auxiliando os processos de aprendizagem dos adolescentes.

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Biografia do Autor

Joanna Angélica Carneiro Oliveira, UFBA-FFCH-LEV- Pesquisadora

Graduação em Psicologia (UFBA-FFCH-1983); Especialização em Psicopedagogia(UFBA-FACED-1997); Mestrado em Educação (UFBA-FACED-2002). Atualmente trabalha como Psicóloga na SMS-CAPS Oswaldo Camargo (desde 1983) e na Clínica Interação(desde 1997). Desenvolve pesquisas no Laboratório de Estudos Vinculares-LEV (2008) na UFBA-FFCH.

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Publicado

2009-02-05

Como Citar

Oliveira, J. A. C. (2009). Uma experiência de aprendizagem mediada com adolescentes em uma escola pública de Salvador-Bahia. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(13). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i13.3005

Edição

Seção

Artigos