Formas de interacção em discussões online.

Autores

  • Carlos Manuel Mesquita Morais
  • Luisa Augusta Vara Miranda
  • Paulo Maria Bastos da Silva Dias

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2988

Palavras-chave:

Educação online. Interacção. Monólogos. Interacção convergente. Interacção divergente.

Resumo

A mudança nos meios e processos de mediação tecnológica da educação conhece através das tecnologias de informação e comunicação novos desafios para o desenvolvimento da interacção nos grupos de aprendizagem na Internet, nomeadamente nas modalidades síncronas e assíncronas. A interacção entre as pessoas suportada pela Internet pode ser analisada sob diversos aspectos. De entre estes e associados à utilização da Internet em contexto educativo através de fóruns de discussão em plataformas Web, salientamos algumas das classificações referentes à participação dos professores e dos alunos. No âmbito do presente artigo seguimos uma análise constituída pelos seguintes momentos: interacção relacionada com a tarefa e interacção não relacionada com a tarefa, sendo esta classificada em partilha de informação, questões e comentários. Para lá das classificações referidas, surgem outras formas de analisar e de interpretar a interacção, nomeadamente, associadas ao desenvolvimento de ideias, ou à sua ausência, manifestadas de forma escrita no âmbito dos temas propostos para discussão em cada fórum. Assim, nesta reflexão propomos a análise das formas de participação em fóruns de discussão na Web realizadas por um grupo de professores de TIC e por um grupo de alunos do Ensino Superior em duas situações de formação: uma no contexto da formação contínua de professores e a outra, no contexto da formação inicial de professores de Matemática e Ciências da Natureza. As formas de participação foram classificadas em participação passiva e participação activa, dando-se ênfase a esta última a qual será integrada em três categorias: monólogos, interacção convergente e interacção divergente. Da análise das publicações, constata-se que em ambos os grupos a grande maioria das publicações escritas enquadra-se na categoria de monólogos, sendo 64% das publicações do grupo dos alunos do Ensino Superior e 82% das publicações do grupo dos professores de TIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Manuel Mesquita Morais

Professor - Adjunto de nomeação definitiva, Departamento de Matemática, Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bragança Doutor em Educação - Área de Conhecimento de Metodologia do Ensino da Matemática, Universidade do Minho Mestre em Educação - Especialidade de Informática no Ensino, Universidade do Minho Licenciado em Matemática - Ramo de Formação Educacional, Universidade do Porto Afecto ao Centro de Investigação em Formação de Profissionais de Educação da Criança - Universidade do Minho Formador, acreditado pelo Conselho Científico - Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios: A43 - Matemática/Métodos Quantitativos; B05 - Educação em Metodologia do Ensino da Matemática; C15-Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática)

Paulo Maria Bastos da Silva Dias

Professor Catedrático no Grupo Disciplinar de Desenvolvimento Curricular e Tecnologia Educativa, Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa, Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, desde Janeiro de 2003. Agregado em Desenvolvimento Curricular e Tecnologia Educativa em 1999 e Doutorado em Educação em 1990 pela Universidade do Minho, desenvolve investigação nas áreas dos hipermédia, elearning e educação a distância, tendo coordenado e participado em vários projectos financiados pela Comissão Europeia no domínio da educação e formação online. Coordena o Centro de Competência Nónio Séc. XXI da Universidade do Minho desde 1996, no âmbito do qual participou no estudo To Highlit Successful Schools that are Using New Technologies (Case Studies of Organizational Change—OCDE/CERI, 2000/2001) e foi membro do júri da European Schoolnet eLearning Awards 2002. É membro da comissão científica de conferências nacionais e internacionais, autor e co-autor de cerca de 70 publicações em livros, capítulos de livros, actas de congressos e artigos em revistas nacionais e internacionais da especialidade.

Downloads

Publicado

2008-07-15

Como Citar

Morais, C. M. M., Miranda, L. A. V., & Dias, P. M. B. da S. (2008). Formas de interacção em discussões online. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(12). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2988

Edição

Seção

Artigos