A Gestão Participativa nas Escolas Públicas Municipais de Salvador e o nível de envolvimento da comunidade escolar

Autores

  • José Santos de Jesus Secretaria Municipal de Educação
  • Jair Nascimento Santos UNIFACS/UEFS

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i13.2955

Palavras-chave:

Gestão democrática na escola. Participação democrática

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em 2006, envolvendo a temática participação. Aborda os acessos e as dificuldades na participação da comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários e gestores) na gestão das escolas públicas municipais em Salvador. Na formulação do problema foi definida a seguinte questão: quais os acessos e dificuldades de participação da comunidade na gestão de/das escolas pública municipais de Salvador? Os principais objetivos da pesquisa foram: aprofundar os conhecimentos acerca da participação da comunidade no contexto organizacional e avaliar a amplitude da participação da comunidade escolar na gestão da escola através da elaboração, acompanhamento e avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) nas escolas municipais de Salvador. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. O resultado da investigação apresentou formas objetivas e subjetivas que facilitam e dificultam a participação efetiva da comunidade escolar por meio do Conselho Escolar (CE) numa gestão de perspectiva emancipável. E aponta uma concentração do poder decisório nas mãos dos segmentos gestores e professores. Esse último em menor grau.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Santos de Jesus, Secretaria Municipal de Educação

Jose Santos de Jesus, graduado em pedagogia pela UFBA, especilisata em organização e processos do ensino superior pela ABEC e Mestre em Administração Estratégica pela UNIFACS. Atualmente aluno especial do Programa de pós-graduação em Educação da FACED-UFBA e professor do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Salvador.

Jair Nascimento Santos, UNIFACS/UEFS

Graduado em Administração, Mestre em Administração e Doutor em Administração. Atualmente é professor da graduação e pós-graduação da UNIFACS e professor da UEFS.

Downloads

Publicado

2008-10-14

Como Citar

Jesus, J. S. de, & Santos, J. N. (2008). A Gestão Participativa nas Escolas Públicas Municipais de Salvador e o nível de envolvimento da comunidade escolar. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(13). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i13.2955

Edição

Seção

Artigos