Práticas de Multiletramento: uma realidade ainda distante nas escolas contemporâneas

Autores

  • Roberto Remígio Florêncio UFBA / IF Sertão http://orcid.org/0000-0003-3590-9022
  • Hanna Moitinho Freire Queiroz Silva UFBA
  • Maria Helena Silveira Bonilla UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v9i1.28888

Palavras-chave:

TIC. Hipermídia. Multiletramento

Resumo

As tecnologias da informação e comunicação (TIC) modificaram nossas relações sociais e interpessoais, ao ponto de se naturalizarem como práticas comunicativas cotidianas em nosso tempo. No entanto, no contexto escolar, as práticas multiletradas que as TIC oferecem ainda estão muito distantes, predominando uma educação de controle, mecanicista e desconectada da realidade atual. Este estudo procura discutir as relações de ensino-aprendizagem efetivadas pela escola contemporânea em relação ao uso dos dispositivos digitais e das TIC, e apresentar criticamente o modo como as instituições de ensino têm desempenhado funções ainda tão tímidas em relação ao uso dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas, principalmente na prática textual. Ao analisar os conceitos de texto, hipertexto e hipermídia correlacionados ao multiletramento, notou-se que a compreensão de tecnologia não pode estar na sociedade como incremento à prática educativa, pois esta é a própria prática e os seus aprimoramentos é que devem ser efetuados no exercício de construção e remodelação em sala e fora dela. E, ainda, que práticas tão inerentes e consolidadas da sociedade contemporânea não podem estar afastadas dos debates e das políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Roberto Remígio Florêncio, UFBA / IF Sertão

Licenciado em Letras e Pedagogia; Especialista em Língua Portuguesa, Educação e Gestão Pública.

Hanna Moitinho Freire Queiroz Silva, UFBA

Fonoaudióloga; Mestrado em Educação

Maria Helena Silveira Bonilla, UFBA

Mestrado e Doutorado em Educação; Professora Titular da UFBA; Orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação - FACED/UFBA.

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Publicado

2020-05-05

Como Citar

Florêncio, R. R., Silva, H. M. F. Q., & Bonilla, M. H. S. (2020). Práticas de Multiletramento: uma realidade ainda distante nas escolas contemporâneas. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.9771/re.v9i1.28888

Edição

Seção

Artigos