Docência no ensino superior: dilemas contemporâneos.

Autores

  • Arilene Maria Soares de Medeiros Associação Nacional de Política e Administração da Educação, Associação

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2859

Palavras-chave:

Docência, Ensino Superior, Identidade Profissional.

Resumo

Este artigo discute a docência no ensino superior, destacando os aspectos relacionados à identidade profissional e aos dilemas enfrentados por uma Universidade Pública do Estado do Rio Grande do Norte, quando analisados sob a perspectiva das exigências da política educacional para esse nível de ensino. A identidade docente é, acima de tudo, uma construção epistemológica e profissional, na qual saberes diversos se articulam entre si. Procura-se, por fim, realçar que a docência não se constitui objeto de atuação desprofissionalizada, exigindo, portanto, das universidades a utilização de estratégias de formação no próprio espaço de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arilene Maria Soares de Medeiros, Associação Nacional de Política e Administração da Educação, Associação

Mestre em Educação pela UFES, Doutora em Educação pela UFSCar, Professora do Departamento de Educação da UERN, Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade-GEPEES/UERN/CNPq

Downloads

Publicado

2008-07-15

Como Citar

Medeiros, A. M. S. de. (2008). Docência no ensino superior: dilemas contemporâneos. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(12). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2859

Edição

Seção

Artigos