A construção da primeira base nacional comum curricular para a educação infantil

Autores

  • Zilma de Moraes Ramos de Oliveira Instituto Vera Cruz

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v8i2.28263

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Educação infantil, Formação docente

Resumo

A definição de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017, no que se refere à Educação Infantil envolveu uma série de desafios para garantir a especificidade desta etapa educacional na organização de situações educativas. Inspirada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a BNCC-EI apoia-se em concepções como direito de aprender, criança ativa, currículo, experiências, campos de experiências e apresenta, para cada campo de experiências, objetivos de aprendizagem apresentados por faixas etárias. Sua implementação requer políticas de formação docente inicial e continuada, boas condições de infraestrutura e para o trabalho docente e boas práticas de gestão pedagógica, para aprimorar o trabalho pedagógico nesta importante etapa da Educação Básica.

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Publicado

2019-08-27

Como Citar

Oliveira, Z. de M. R. de. (2019). A construção da primeira base nacional comum curricular para a educação infantil. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.9771/re.v8i2.28263