O papel da leitura na formação lúdica docente: o que leem os professores que brincam?

Autores

  • Tânia Ramos Fortuna Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v8i2.27836

Palavras-chave:

formação de professores, ludicidade, autobiografia, leitura, educação lúdica

Resumo

Relato de pesquisa (auto) biográfica com professores que brincam, enfocando suas histórias formativas em relação ao brincar, com ênfase no papel da leitura na sua formação lúdica docente. Baseado na ludobiografia como método de coleta de dados e na Hermenêutica Filosófica como modo de análise e interpretação desses dados, o estudo conclui que tais professores extraem da experiência da leitura uma parte fundamental de seus conhecimentos sobre a vida, o que se reflete em seu trabalho como professores, e, particularmente, em sua atuação lúdica. Sem individualizá-los ou descrevê-los detalhadamente, o texto descreve a experiência de leitura dos professores investigados, na qual a literatura revelou-se, simultaneamente, fonte de saber e de fruição, demonstrando ter grande importância no vir a ser professor que brinca. A leitura e a reflexão a partir dela parece ser, para esses professores, um instrumento fundamental para o desenvolvimento continuado de sua formação, incidindo diretamente em sua prática pedagógica centrada na brincadeira.

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Biografia do Autor

Tânia Ramos Fortuna, Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2019-08-27

Como Citar

Fortuna, T. R. (2019). O papel da leitura na formação lúdica docente: o que leem os professores que brincam?. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.9771/re.v8i2.27836