Arte, interdisciplinaridade e infância: experiências estéticas, artísticas e brincantes no Sarau Toda criança é um poema

Autores

  • Leila Franca Soares FACED/UFBA
  • Cilene Nascimento Canda FACED/UFBA
  • Urânia Auxiliadora Maia Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v8i2.27628

Resumo

RESUMO Este texto reflete sobre experiências artísticas vivenciadas na infância, tendo como princípio basilar a compreensão da criança como ser capaz de fruir, criar e produzir culturas. Para dar conta dessa discussão foi realizada uma pesquisa bibliográfica contemplando autores significativos, como Corsaro(2002), Formosinho(2013), Macedo(2015), Maffesoli(2008), Caldas(2007). Além disso, foi desenvolvida uma pesquisa de campo tomando como base o III Sarau Infantil Toda Criança é um Poema, ação integrante do Projeto de Extensão Balaio de Sensibilidades, vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Nesta edição, participaram crianças de 4 a 8 anos e foi possível observar quatro tipos de espaços (Visualidades, Musicalidades, Brincadeiras e Interações e Poemas e Histórias), organizados sob a referência de linguagens diversificadas, porém de forma interdisciplinar. O estudo revelou que o campo das culturas infantis abrange áreas distintas do conhecimento artístico e formas próprias e variadas de interações e de produção de saberes e experiências. Além disso, foi possível concluir como princípios basilares da experiência estética do Sarau Infantil: a) diversidade de vivências e de linguagens artísticas; b) espaço-tempo organizado e caracterizado por possibilidades de desordenamento, flexibilidade e reversibilidade; c) liberdade de ação da criança em escolher as formas de interação com as artes; d) relação dialógica entre adultos e crianças e entre as crianças entre si. Por fim, o Sarau Infantil pode ser considerado uma experiência estética, artística, brincante, plural, livre e com diferentes possibilidades de interações entre crianças, artistas, escolas, acadêmicos e brincantes. Palavras-chave: Infância, Estética, Arte, Cultura infantil, Brincar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL, Lei n. 9394/96, de 20 de dezembro 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf.

CALDAS, José. A nostalgia do inefável. In: PACHECO, Natércia. CALDAS, José. TERRASÊCA, Manuela. Teatro e Educação: transgressões disciplinares. Porto, Potugal, Edições Afrontamentos/CIIE, 2007.

CARTAXO, Carlos. Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores Do Brasil - CONFAEB: Concepções contemporâneas, 19. Anais. Belo Horizonte, 2009.

CORSARO, W. A reprodução interpretativa do brincar ao “faz de conta” das crianças. In: Revista Educação, Sociedade e Culturas, nº 17. 2002. P. 113-114.

DUARTE JR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2004.

FAZENDA, Ivani Fazenda. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade na Formação de Professores – PUCSP Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração. Vol. 1, n. 1, p.24-32, Maio/2009.

FORMOSINHO, Júlia Oliveira. Modelos curriculares para a educação de infância: construindo uma práxis de participação. Porto, Portugal. Editora Porto, 2013.

FRIEDMANN, Adriana. O universo simbólico da criança: olhares sensíveis para a infância. Nepsid, 2014.

HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

KRAMER, Sonia. O papel social da educação infantil. Revista Movimento, 2008.

MACEDO, Roberto Sidnei. Trajetória, itinerário, itinerância e errância no campo do currículo. Trabalho apresentado na 23a Reunião Anual da ANPED: “Educação não é Privilégio”. Caxambu, 24 a 28/09/2000. (Digitado).

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

OLIVEIRA, Z. M. R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

PACHECO, Natércia. Teatro/Escola: entre a sedução e o conflito. In: PACHECO, Natércia. CALDAS, José. TERRASÊCA, Manuela. Teatro e Educação: transgressões disciplinares. Porto, Potugal, Edições Afrontamentos/CIIE, 2007.

Downloads

Publicado

2019-09-09

Como Citar

Soares, L. F., Canda, C. N., & Oliveira, U. A. M. (2019). Arte, interdisciplinaridade e infância: experiências estéticas, artísticas e brincantes no Sarau Toda criança é um poema. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.9771/re.v8i2.27628