Crianças, adultos e hackers: cotidianos e tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v8i2.27625

Palavras-chave:

Crianças, aprendizagem, cultura, tecnologia, hackers

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os cotidianos infantis compartilhados com os adultos, diante da perspectiva da cultura digital e das práticas hackers desenvolvidas a partir da proposta de interação com participantes do projeto Crianças Hackers e em seus cotidianos familiares. A palavra hacker é tomada em seu sentido originário referindo-se a pessoas com forte interesse em tecnologias cuja curiosidade impulsiona suas atitudes de forma lúdica. Os objetivos específicos estão em descrever e analisar as práticas de aprendizagem compartilhada entre crianças e pessoas adultas, diante de conteúdos relacionados a tecnologias em sentido amplo, e na construção e reflexão sobre essas vivências a partir de seus cotidianos na interação com a cultura digital. Como construtos da pesquisa participante, tomada como um momento dinâmico dentro das ações realizadas, apresentamos relatos de atividades e vivências nos quais as crianças protagonizam a reinvenção não apenas dos espaços físicos que passam por reestruturações, mas também dos modos de ser e fazer dos adultos que precisam refletir e reconstruir suas práticas na relação com os pequenos. Como resultados podemos mencionar a necessidade urgente de repensar os espaços educativos formais, para que valorizem as experiências cotidianas das crianças e estejam mais atentos às dinâmicas contemporâneas, que envolvem além da inserção de tecnologias digitais, as maneiras outras de pensar, fazer, relacionar, ser, construir e compartilhar conhecimentos.

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Publicado

2019-09-12

Como Citar

Menezes, K. M., & Cordeiro, S. de F. N. (2019). Crianças, adultos e hackers: cotidianos e tecnologias. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.9771/re.v8i2.27625