Crianças, adultos e hackers: cotidianos e tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v8i2.27625Palavras-chave:
Crianças, aprendizagem, cultura, tecnologia, hackersResumo
Este artigo tem como objetivo discutir os cotidianos infantis compartilhados com os adultos, diante da perspectiva da cultura digital e das práticas hackers desenvolvidas a partir da proposta de interação com participantes do projeto Crianças Hackers e em seus cotidianos familiares. A palavra hacker é tomada em seu sentido originário referindo-se a pessoas com forte interesse em tecnologias cuja curiosidade impulsiona suas atitudes de forma lúdica. Os objetivos específicos estão em descrever e analisar as práticas de aprendizagem compartilhada entre crianças e pessoas adultas, diante de conteúdos relacionados a tecnologias em sentido amplo, e na construção e reflexão sobre essas vivências a partir de seus cotidianos na interação com a cultura digital. Como construtos da pesquisa participante, tomada como um momento dinâmico dentro das ações realizadas, apresentamos relatos de atividades e vivências nos quais as crianças protagonizam a reinvenção não apenas dos espaços físicos que passam por reestruturações, mas também dos modos de ser e fazer dos adultos que precisam refletir e reconstruir suas práticas na relação com os pequenos. Como resultados podemos mencionar a necessidade urgente de repensar os espaços educativos formais, para que valorizem as experiências cotidianas das crianças e estejam mais atentos às dinâmicas contemporâneas, que envolvem além da inserção de tecnologias digitais, as maneiras outras de pensar, fazer, relacionar, ser, construir e compartilhar conhecimentos.Downloads
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