Docência na Educação Infantil: entrelaçamentos entre a formação inicial e a prática pedagógica

Autores

  • Marlene Oliveira Dos Santos UFBA
  • Nanci Helena Rebouças Franco UFBA
  • Daniela Nascimento Varandas UNEB

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v8i2.27620

Palavras-chave:

Docência. Educação Infantil. Formação Inicial. Prática Pedagógica. Professora-criança.

Resumo

O presente artigo discute a docência na Educação Infantil (EI) e busca evidenciar, numa perspectiva crítica, as interfaces e os dilemas entre a formação inicial e a prática pedagógica com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade no cotidiano de escolas de Educação Infantil. Tomou-se os estudos de Rosemberg (1999), Rocha (1999), Kishimoto (1999; 2002), Kramer (2002; 2005), Gatti (2010; 2011), Santos (2017), Tardif (2002; 2005), Tardos e Szanto-Feder (2011), Rinaldi (2016), Martins Filho e Delgado (2016) e as narrativas de cinco professoras da rede pública e privada de Salvador que exercem a docência na EI para analisar entrelaçamentos entre a formação e a prática pedagógica. Do ponto de vista teórico-metodológico, parte-se de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, com a utilização de pesquisa bibliográfica e entrevista. Entre os achados da pesquisa destacam-se a formação como uma das estratégias para a consolidação da qualidade da Educação Infantil, a compreensão da criança como aquela que nutre os sentidos do ser professor e a demanda de uma didática da Educação Infantil que coloque a criança no centro do planejamento curricular e a considere como um sujeito de direitos, competente, rico de iniciativas e de curiosidades. Conclui-se que a docência na Educação Infantil ainda é experienciada pelos professores e pelas crianças em contextos desafiantes, tanto do ponto de vista da intencionalidade e do alcance das políticas públicas de formação de professores como das complexidades da prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Marlene Oliveira Dos Santos, UFBA

UFBA-FACED/GEPEICI-NEPESSI

Nanci Helena Rebouças Franco, UFBA

UFBA-FACED/GEPEICI-NEPESSI

Daniela Nascimento Varandas, UNEB

UNEB-UNEAD/GEPEICI

Referências

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Publicado

2019-08-27

Como Citar

Dos Santos, M. O., Franco, N. H. R., & Varandas, D. N. (2019). Docência na Educação Infantil: entrelaçamentos entre a formação inicial e a prática pedagógica. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.9771/re.v8i2.27620