Jornal na escola: estratégias de uso para a construção de cidadania

Autores

  • José Péricles Diniz Bahia Pedro dos Santos Bahia e Violeta Diniz Bahia
  • Edivaldo Machado Boaventura

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i11.2759

Palavras-chave:

Letramento, Leitura, Jornal, Escola, Cidadania.

Resumo

O tema central deste artigo é o jornal na escola, a sua utilização em sala de aula como instrumento de apoio didático, mas principalmente de incentivo à prática da leitura e, por conseqüência, de uma interpretação mais crítica da realidade por parte dos estudantes, favorecendo assim o seu processo de formação para a cidadania. Na Bahia apenas o jornal A Tarde mantém, desde 1996, um programa intitulado A Tarde na Escola. A pesquisa foi concentrada nesta experiência, na construção de um estudo de caso que permitiu compreender de que maneira experiências como esta têm contribuído para a formação de estudantes que sejam leitores mais criativos e mais críticos em relação ao contexto social em que vivem.

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Biografia do Autor

José Péricles Diniz Bahia, Pedro dos Santos Bahia e Violeta Diniz Bahia

jornalista, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Ufba e coordenador do curso de Jornalismo da Unibahia

Edivaldo Machado Boaventura

Doutor em Direito, PhD em Administração Educacional e livre-docente em Economia Política

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Publicado

2007-11-06

Como Citar

Diniz Bahia, J. P., & Boaventura, E. M. (2007). Jornal na escola: estratégias de uso para a construção de cidadania. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(11). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i11.2759

Edição

Seção

Artigos