Narcísia: atos de currículo e ethos universitário
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v10i9.2688Palavras-chave:
Universidade, Conhecimento, Currículo, Formação.Resumo
Este artigo analisa o ethos insular da universidade ocidental moderna, tomando como referência as suas práticas curriculares como atitude formativa. O contexto de análise parte de uma inquietação básica entre nós: o solipsismo e o corporativismo que se impõem como habitus no cotidiano das práticas do ensino “superior” e suas conseqüências sociais e pedagógicas. O mito de Narciso é o analisador metafórico do argumento principal do texto.Palavras-chave: Universidade; Conhecimento; Currículo; Formação
Abstract: This article analyses the modern occidental university insulated ethos, taking for this its curriculum practices for a formative attitude. The context of analysis starts from a basic worry among us: the solipsism and corporativism that press to an habitus at our everyday practice of university teaching and its social and educational ou (pedagogical) consequences. The Narcissus myth is the metaphoric analyzer of the major argument of the text.
Key words: University; Knowledge; Curriculum; Formation
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Publicado
2006-08-16
Como Citar
Macedo, R. S. (2006). Narcísia: atos de currículo e ethos universitário. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(9). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v10i9.2688
Edição
Seção
Artigos