Narcísia: atos de currículo e ethos universitário

Autores

  • Roberto Sidnei Macedo

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v10i9.2688

Palavras-chave:

Universidade, Conhecimento, Currículo, Formação.

Resumo

Este artigo analisa o ethos insular da universidade ocidental moderna, tomando como referência as suas práticas curriculares como atitude formativa. O contexto de análise parte de uma inquietação básica entre nós: o solipsismo e o corporativismo que se impõem como habitus no cotidiano das práticas do ensino “superior” e suas conseqüências sociais e pedagógicas. O mito de Narciso é o analisador metafórico do argumento principal do texto.

Palavras-chave: Universidade; Conhecimento; Currículo; Formação


Abstract: This article analyses the modern occidental university insulated ethos, taking for this its curriculum practices for a formative attitude. The context of analysis starts from a basic worry among us: the solipsism and corporativism that press to an habitus at our everyday practice of university teaching and its social and educational ou (pedagogical) consequences. The Narcissus myth is the metaphoric analyzer of the major argument of the text.

Key words: University; Knowledge; Curriculum; Formation

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Sidnei Macedo

Este artigo analisa o ethos insular da universidade ocidental moderna, tomando como referência as suas práticas curriculares como atitude formativa. O contexto de análise parte de uma inquietação básica entre nós: o solipsismo e o corporativismo que se impõem como habitus no cotidiano das práticas do ensino “superior” e suas conseqüências sociais e pedagógicas. O mito de Narciso é o analisador metafórico do argumento principal do texto. ABSTRACT: This article analyses the modern occidental university insulated ethos, taking for this its curriculum practices for a formative attitude. The context of analysis starts from a basic worry among us: the solipsism and corporativism that press to an habitus at our everyday practice of university teaching and its social and educational ou (pedagogical) consequences. The Narcissus myth is the metaphoric analyzer of the major argument of the text.

Downloads

Publicado

2006-08-16

Como Citar

Macedo, R. S. (2006). Narcísia: atos de currículo e ethos universitário. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(9). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v10i9.2688

Edição

Seção

Artigos