O ensino das ciências da natureza nos anos iniciais da escolarização básica: das necessidades formativas à profissionalização docente

Autores

  • Clévia Suyene Cunha de Carvalho Secretaria Municipal de Educação e Cultura de João Pessoa?PB
  • Betania Leite Ramalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v7i3.26598

Palavras-chave:

Formação Docente. Necessidades Formativas. Profissionalização Docente. Ensino de Ciências da Natureza.

Resumo

O presente estudo investiga as necessidades formativas de professores/as dos anos iniciais da escolarização básica a partir do ensino das Ciências da Natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo descritivo-analítico, realizada com 69 docentes da rede municipal de ensino de João Pessoa/PB. A pesquisa analisa as necessidades formativas como elemento fundante para o processo de construção da profissionalização docente e, desta forma, identifica a formação continuada como estratégica para essa construção. Situa a alfabetização científica como perspectiva norteadora para o ensino das Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental, constatando ser este um desafio em face das necessidades formativas reveladas pelas professoras participantes do estudo. Apresenta-se neste artigo, apenas uma das três dimensões de necessidades identificadas: aquela relacionada ao domínio de conteúdos conceituais da área das Ciências da Natureza. A pesquisa conclui que os processos de formação continuada têm negligenciado a área das ciências, por conseguinte, as necessidades formativas dos/as professoras caracterizadas pelas dimensões do conhecimento específico, do conhecimento didático, dos experimentos práticos e dos recursos tecnológicos. Essa negligência compromete o processo de profissionalização docente para o ensino na área, demandando a reconfiguração da política de formação continuada proposta para esse grupo docente.

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Biografia do Autor

Clévia Suyene Cunha de Carvalho, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de João Pessoa?PB

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Especialização em Pesquisa Educacional (1989) e Graduação em Pedagogia (1988) pela mesma Universidade. Atualmente atua na Educação Básica, como professora e supervisora escolar da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. Tem experiência no ensino superior (graduação e pós-graduação) atuando prioritariamente em cursos de formação de professores. Neste nível de ensino atuou na docência, extensão e pesquisa. Possui experiência na gestão educacional da Educação Básica e superior. No campo da pesquisa acadêmica estuda temas ligados à formação e profissionalização da docência, didática, ensino deCciências da Natureza, ensino-aprendizagem. É formadora regional do PNAIC (MEC/UFPB).

Betania Leite Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Tecnólogo em Estatística (1978) e Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1979); Especialista em Estatística Educacional pelo CIENES /Universidade Católica CHILE (1978); Mestre em Educação de Adultos pela UFPB (1985) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (1993). Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN com atuação na Pós-graduação e no curso de Pedagogia. Foi presidente da Comissão do Vestibular da UFRN entre 2003-2010. Foi presidente e vice presidente da ANPEd. Foi membro da Comissão Nacional de Avaliação da Área de Educação junto à CAPES, em diferentes períodos. Foi coordenadora do Programa de Pòs-Graduação em Educação. Coordenou o Fórum dos Programas de Pós-graduação em Educação das Regiões Norte e Nordeste. Foi Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Norte entre 2011 e 2014. Membro do grupo assessor da SEB/MEC em 2014/2015; Integra o Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da CAPES (CTC-EB), desde 2014. Conselheira do indexador de periódicos EDUC@/FCC desde 2014; Parecerista de várias revistas na área educcional; Atua como pesquisadora nas áreas: Ensino-Aprendizagem e Formação Docente, Profissionalização Docente, Educação Básica e Ensino Superior, Ferramentas de Gestão e Inovação Tecnológica na Educação Básica, Políticas de Acesso e Inclusão na Educação Superior; Inovação Pedagógica na Gestão da Educação com base Tecnológica.

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

Carvalho, C. S. C. de, & Ramalho, B. L. (2018). O ensino das ciências da natureza nos anos iniciais da escolarização básica: das necessidades formativas à profissionalização docente. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(3). https://doi.org/10.9771/re.v7i3.26598

Edição

Seção

Nº temático ensino de biologia:políticas de formação e formação política(final.)