A contribuição do Pibid para a formação de professores de Língua Portuguesa na perspectiva do letramento
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v8i1.25514Palavras-chave:
formação de professores, letramento, Programa de Iniciação à DocênciaResumo
Com o objetivo de refletir acerca das contribuições que a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) trouxe para a formação de professores de Língua Portuguesa, serão apresentados relatos de estudantes, bolsistas do referido programa, que possam dar pistas dessas contribuições. Considerando que as ações do programa institucional giram em torno da temática do letramento (especialmente do letramento digital), é sob esse prisma que os depoimentos são vislumbrados. Os depoimentos, depreendidos dos relatórios entregues à coordenação do Subprojeto de Letras, são abordados de forma qualitativa, fazendo uso de alguns dispositivos da Análise Crítica do Discurso. Autores como Street (2014), Libâneo (2012), Marcelo (2009) e Tardif (2011) contribuíram para o refinamento da abordagem. Percebeu-se que os licenciandos compreendem a necessidade de elaborar situações de aprendizagem que promovam a leitura crítica dos estudantes da Educação Básica, por meio, especialmente, da resenha. Também percebem a importância de participar do Pibid como forma de adquirir os saberes experienciais, tão significativos para a docência.Downloads
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