A contribuição do Pibid para a formação de professores de Língua Portuguesa na perspectiva do letramento

Autores

  • Marly Krüger de Pesce Universidade da Região de Joinville
  • Rosana Mara Koerner Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v8i1.25514

Palavras-chave:

formação de professores, letramento, Programa de Iniciação à Docência

Resumo

Com o objetivo de refletir acerca das contribuições que a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) trouxe para a formação de professores de Língua Portuguesa, serão apresentados relatos de estudantes, bolsistas do referido programa, que possam dar pistas dessas contribuições. Considerando que as ações do programa institucional giram em torno da temática do letramento (especialmente do letramento digital), é sob esse prisma que os depoimentos são vislumbrados. Os depoimentos, depreendidos dos relatórios entregues à coordenação do Subprojeto de Letras, são abordados de forma qualitativa, fazendo uso de alguns dispositivos da Análise Crítica do Discurso. Autores como Street (2014), Libâneo (2012), Marcelo (2009) e Tardif (2011) contribuíram para o refinamento da abordagem. Percebeu-se que os licenciandos compreendem a necessidade de elaborar situações de aprendizagem que promovam a leitura crítica dos estudantes da Educação Básica, por meio, especialmente, da resenha. Também percebem a importância de participar do Pibid como forma de adquirir os saberes experienciais, tão significativos para a docência.

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Biografia do Autor

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville

Professora no Curso de Letras e no Mestrado em Educação. Coordenadora de Área do Subprojeto de Letras do Pibid.

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville

Professora nos cursos de Letras e de Pedagogia e no Mestrado em Educação; Coordenadora Institucional do Pibid

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Publicado

2019-05-03

Como Citar

de Pesce, M. K., & Koerner, R. M. (2019). A contribuição do Pibid para a formação de professores de Língua Portuguesa na perspectiva do letramento. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.9771/re.v8i1.25514