Gênero e Diversidade na Escola: reflexões sobre uma política pública intersetorial de prevenção à violência

Autores

  • Renata de Fatima Tozetti Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
  • Marcos Claudio Signorelli Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Daniel Canavese de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v8i1.24485

Palavras-chave:

Gênero, Violência, Escola, Políticas Públicas.

Resumo

O Ministério da Educação vem fomentando uma política intersetorial de formação docente em gênero, diversidade e prevenção de violências por meio do curso Gênero e Diversidade na Escola. Objetivou-se analisar as repercussões dessa estratégia na prevenção e manejo de violências nas escolas dos egressos. Adotou-se avaliação por triangulação, mesclando pesquisa documental e follow-up após dois anos do término do curso, incluindo145 egressos que responderam a um formulário quantitativo e 21 entrevistas semi-estruturadas. Os resultados indicaram: a) em 89,8% (n=62) das escolas ocorreram violências e os egressos interviram utilizando conteúdos do curso; b) 22,9% (n=50) foram situações de homofobia, 21,1% (n=46) racismo, 14,2% (n=31) sexismo e 9,1% (n=20) violência doméstica; c) os dados qualitativos sinalizaram o curso como uma estratégia de formação de multiplicadores engajados na prevenção de violências e promoção de cultura de paz em seus espaços. No entanto, mesmo tal estratégia demonstrando avanços consideráveis, os desafios persistem com o atual cenário político-econômico, sendo o mais ameaçador a possibilidade de retrocesso imposto por setores conservadores do executivo e legislativo. Portanto, a visibilidade das ações é um passo decisivo para manutenção e potencialização, evitando o desmonte desta estratégia.

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Biografia do Autor

Renata de Fatima Tozetti, Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral

Pedagoga. Mestra em Desenvolvimento Territorial Sustentável (2017) pela UFPR. Área de pesquisa: gênero e diversidade na escola e com interface para a saúde; políticas públicas educacionais. Pesquisadora do grupo de pesquisas "Território, diversidade e saúde" (TeDiS/ CNPQ).

Marcos Claudio Signorelli, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Pós-doutor em Saúde Pública pelo Judith Lumley Research Centre, Department of Public Health, La Trobe University, Melbourne – Austrália (2017). Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina - UNIFESP (2011), com estágio sanduíche no Judith Lumley Research Centre, Department of Public Health, La Trobe University, Melbourne - Austrália. Coordenador do Curso de Pós-graduação em Gênero e Diversidade na Escola/UFPR. A produção acadêmica se concentra na interface entre saúde coletiva, gênero, violência e território. Temas de pesquisa incluem as políticas públicas e o Sistema Único de Saúde (SUS); gênero, diversidade, violência e saúde; Educação, gênero, diversidade; a atenção primária à saúde e o desenvolvimento territorial sustentável. É líder do grupo de pesquisas "Território, diversidade e saúde" (TeDiS/ CNPQ).

Daniel Canavese de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS

Professor de Saúde Coletiva, com mestrado no Instituto de Estudo em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ) e doutorado em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM/USP). Coordenador dos Projetos de Aprendizagem e Trabalhos de Conclusão de Curso de Pós-graduação em Gênero e Diversidade na Escola/UFPR. As atuais atividades de ensino-pesquisa-extensão interagem na área de Saúde Coletiva e envolvem Epidemiologia, Saúde Ambiental, Políticas Públicas de Saúde, Gênero, Raça/Etnia e Diversidade Sexual, com enfoque no Pensamento Complexo e na Teoria de Conjuntos Fuzzy (Lógica Difusa).

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Publicado

2019-05-03

Como Citar

Tozetti, R. de F., Signorelli, M. C., & de Oliveira, D. C. (2019). Gênero e Diversidade na Escola: reflexões sobre uma política pública intersetorial de prevenção à violência. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.9771/re.v8i1.24485