Condições de trabalho de professores: reflexões conceituais e implicações para a docência

Autores

  • Anoel Fernandes Faculdade Anhanguera de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v8i1.23869

Palavras-chave:

condições de trabalho, professores, alienação

Resumo

Este artigo discute as condições de trabalho dos professores no Brasil a partir das discussões conceituais que permeiam a temática. Para tal tarefa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica situando os conceitos de pauperização, precarização e proletarização. Nesse debate sobre os termos que melhor expressam a realidade dos professores brasileiros, verificou-se que há pesquisadores que acabam realizando a junção dos conceitos para definir as condições de trabalho dos professores. Embora os conceitos possuam suas particularidades, estes na verdade assemelham-se na explicitação das condições de trabalho dos indivíduos que exercem à docência; ou seja, na mesma medida em que destoam entre si, são semelhantes na denúncia das condições a que são submetidos os professores. No tocante à discussão conceitual, defende-se o conceito de alienação tal como proferido por Marx e Engels, e suas reafirmações por alguns autores como Adorno e Marcuse, pois parte-se do pressuposto de que todo trabalho na sociedade hodierna é alienado, e os professores também estão submetidos a tal alienação.

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Publicado

2019-05-03

Como Citar

Fernandes, A. (2019). Condições de trabalho de professores: reflexões conceituais e implicações para a docência. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.9771/re.v8i1.23869