Importância do ambiente de jardim de infância Waldorf no desenvolvimento da coordenação motora de crianças de quatro a seis anos
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v7i1.22562Palavras-chave:
Pedagogia Waldorf, ambiente, desenvolvimento motor, criançaResumo
Esse artigo teve como objetivo investigar a importância que o ambiente de jardim de infância Waldorf tem sobre o desenvolvimento motor de crianças de quatro a seis anos nos dias atuais. Essa pesquisa foi realizada com alunos e professores da educação infantil da escola Cora Coralina, por meio de um trabalho de campo de caráter qualitativo e abordagem exploratória. Observou-se vinte crianças, com foco em seus movimentos corporais, bem como as estruturas que são acessíveis a elas. Aplicou-se entrevista semiestruturada com duas professoras, a fim de apreender a visão e condução pedagógica de uma escola Waldorf acerca da temática. Dentre os fatores analisados, a liberdade de experimentação, o ambiente rico em desafios e o respeito ao ritmo pessoal foram pontos ressaltados. Evidenciou-se que o espaço estudado, assim como a conduta pedagógica Waldorf, ao possibilitar às crianças conhecerem e superarem seus limites dentro de seu tempo, exercem papéis fundamentais para um salutar desenvolvimento motor na contemporaneidade.Downloads
Referências
BARROS, Karla Mônica F. T. de et al . Do environmental influences alter motor abilities acquisition? A comparison among children from day-care centers and private schools.Arq. Neuro-Psiquiatr.,São Paulo , v. 61, n. 2A, p. 170-175, jun. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004 282X2 003000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: abr. 2016.
BEZIERS, Marie-Madaleine; PIRET, Suzane. A coordenação motora: aspecto mecânico da organização psicomotora do homem. São Paulo: Summus, 1992.
CLOUDER, Cristopher; NICOL, Janni. Brincadeiras criativas para seu filho: uma forma lúdica para aumentar a concentração e melhorar o desenvolvimento dos pequenos. São Paulo: Publifolha, 2009.
FRANS, Carlgren; KLINGBORG, Arne. Educação para a liberdade: a pedagogia de Rudolf Steiner. Tradução Edith Kunze e Kurt Kunze. São Paulo: Escola Waldorf Rudolf Steiner, 2006.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos.São Paulo, Phorte, 2005.
GUTENHOFER, Peter. Salvando a infância. Boletim Sociedade Antroposófica, São Paulo, ano XVIII, p. 12-15, ago./set./out., 2012.
HAYWOOD, Kathleen M; GETCHELL, Nancy.Desenvolvimento motor ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2014.
KREBS RJ. A teoria dos sistemas ecológicos: um paradigma para a educação infantil. Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria; 1997.
LANZ, Rudolf. A pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. São Paulo: Antroposófica, 2000.
LIEVEGOED, Bernard. Desvendando o crescimento: as fases evolutivas da infância e da adolescência. São Paulo: Antroposófica, 1994.
NAZARIO, Patrik Felipe; VIEIRA, José Luiz Lopes. Sport context and the motor development of children.Rev. bras. cineantropom. desempenho hum., Florianópolis , v. 16, n. 1, p. 86-95, 2014 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script = sci_arttext&pid=S198000372014000100086&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 abr. 2016.
OSANAI, Lidiane Shizue; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan. As crianças e suas brincadeiras: um olhar na contemporaneidade. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/III%20Jornada%20de%20Didatica%20-%20Desafios%20para%20a%20Docencia%20e%20II% 20Seminario%20de %20 Pesquisa%20do%20CEMAD/AS%20CRIANCAS%20E%20SUAS%20 BRINCA DEIRAS%20UM%20OLHAR%20NA.pdf>Acesso em: maio, 2016.
PALMA, Míriam Stock; CAMARGO, Vinícius Arnaboldide; PONTES, Maicon Felipe Pereira. Efeitos da atividade física sistemática sobre o desempenho motor de crianças pré-escolares. Rev. educ. fis. UEM,Maringá , v. 23, n. 3, p. 421-429, set. 2012 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832 012000300010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: abr. 2016.
QUEIROZ, Liliane Tobelem da Silva; PINTO, Ricardo Figueiredo. A criança: fatores que influenciam seu desenvolvimento motor. Revista Digital Buenos Aires ano 14 nº 143. Abril de 2010. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd143/a-crianca-seu-desenvolvimento-motor.htm> Acesso em: mai. 2016.
RICHTER, Tobias. Objetivo pedagógico e método de ensino de uma escola Waldorf. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf do Brasil, 2002.
RODRIGUES, Luzia Maria; CARVALHO, Carlos Roberto. A criança e o brincar. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publica coes/desafios-cotidianos/arquivos/integra/integraRODRIGUES.pdf>. Acesso em: mai 2016.
SCHOOREL, Edmond. Os primeiros sete anos: fisiologia da infância. São Paulo: Antroposófica, 2013.
STEINER, Rudolf. A Filosofia da Liberdade. Tradução Karin Glass. São Paulo: Editora Antroposófica, 2000.
STEINER, Rudolf. Andar, falar, pensar: a atividade lúdica. São Paulo: Antroposófica, 2014.
TIEPPO, Carla. Tecnologia e desenvolvimento motor das crianças. Revista Neuroeducação6 ed. 25 de set. 2015. Disponível em: http://revistaneuroeducacao.com.br/tecnologia-e-desenvolvimento-motor-das-criancas/Acesso em: abr. 2016.
VALENTINI, Nadia Cristina et al. Teste de Desenvolvimento Motor Grosso: Validade e Consistência Interna para uma População Gaúcha. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. v. 10, n.4, p.399-404, 2008.Acesso: mai. 2016.