Importância do ambiente de jardim de infância Waldorf no desenvolvimento da coordenação motora de crianças de quatro a seis anos

Autores

  • Claudia Jesus Tietsche Reis Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Luisa Coneglian Brandão Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v7i1.22562

Palavras-chave:

Pedagogia Waldorf, ambiente, desenvolvimento motor, criança

Resumo

Esse artigo teve como objetivo investigar a importância que o ambiente de jardim de infância Waldorf tem sobre o desenvolvimento motor de crianças de quatro a seis anos nos dias atuais. Essa pesquisa foi realizada com alunos e professores da educação infantil da escola Cora Coralina, por meio de um trabalho de campo de caráter qualitativo e abordagem exploratória. Observou-se vinte crianças, com foco em seus movimentos corporais, bem como as estruturas que são acessíveis a elas. Aplicou-se entrevista semiestruturada com duas professoras, a fim de apreender a visão e condução pedagógica de uma escola Waldorf acerca da temática. Dentre os fatores analisados, a liberdade de experimentação, o ambiente rico em desafios e o respeito ao ritmo pessoal foram pontos ressaltados. Evidenciou-se que o espaço estudado, assim como a conduta pedagógica Waldorf, ao possibilitar às crianças conhecerem e superarem seus limites dentro de seu tempo, exercem papéis fundamentais para um salutar desenvolvimento motor na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Claudia Jesus Tietsche Reis, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Mestre em Educação PPGE/UNESP/Rio Claro, atuação em grupo de Pesquisa em pedagogia Waldorf; membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e da Sociedade Antroposófica Geral; professora de Princípios Antroposóficos da UNISUL

Luisa Coneglian Brandão, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Graduanda em Naturologia UNISUL/Palhoça, atuante na cooperativa de pais dedicada a primeira infância Alecrim, ex-aluna de escola Waldorf

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Publicado

2018-04-15

Como Citar

Tietsche Reis, C. J., & Brandão, L. C. (2018). Importância do ambiente de jardim de infância Waldorf no desenvolvimento da coordenação motora de crianças de quatro a seis anos. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(1). https://doi.org/10.9771/re.v7i1.22562

Edição

Seção

Artigos