A queixa escolar e a atuação de psicólogos nos serviços públicos de Assistência Social da Bahia: perfil, práticas e concepções
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v6i2.20394Palavras-chave:
queixa escolar, atendimento psicológico, CRAS, CREASResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar parte dos resultados de ampla pesquisa realizada visando analisar como tem se dado o atendimento às queixas escolares por parte de psicólogos que atuam nos serviços públicos de Assistência Social no Estado da Bahia. Para tanto, 60 psicólogos responderam um questionário com questões referentes ao perfil profissional, ao perfil das demandas escolares e às modalidades de atendimento a tais demandas. A partir da análise dos questionários, é possível identificar um perfil profissional feminino, pardo, jovem, recém-formado, que encontrou no serviço público de assistência social o primeiro emprego. Quanto ao perfil das demandas escolares, ressalta-se o encaminhamento, sobretudo de meninos, pardos e pretos, com idades entre 6 e 12 anos, provenientes do ensino fundamental na rede pública, e que vivem em condição de pobreza ou extrema pobreza, sendo por vezes alvo de discriminação na escola. No que se refere às modalidades de atuação, a pesquisa aponta que predomina o encaminhamento para outros serviços, sobretudo de atendimento clínico dos alunos e suas famílias. Quando as demandas escolares são atendidas nos CRAS e CREAS da Bahia, as estratégias de atuação envolvem, essencialmente, os alunos e suas famílias, quer seja no atendimento clínico individual e na avaliação psicológica, quer seja no atendimento em grupos, sendo a presença da escola bastante modesta. O artigo pretende contribuir com a consolidação de práticas críticas no atendimento da queixa escolar nos serviços públicos de assistência social, para onde inúmeras crianças têm sido encaminhadas pelas escolas para atendimento psicológico.Downloads
Referências
ANDRADE, Laura Freire de & ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. O Psicólogo no CRAS: uma cartografia dos territórios subjetivos. Psicologia ciência e profissão, v.30, n.3, p. 604-619, set 2010.
BARBOSA, Deborah Cristina Et. Al. Intervenção do psicólogo na educação: análise da produção bibliográfica em psicologia escolar. In: X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: caminhos trilhados, caminhos a percorrer, 2011. Maringá, PR.
BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. & GONDIM, Sonia Maria Guedes. O trabalho do psicólogo no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2010.
BIASUS, Felipe; FRANCESCHI, Maiara. O psicólogo no CRAS: características e desafios da atuação profissional. Revista de Psicologia da IMED, v.7, n.1, p. 23-34, 2015.
BRASIL. Política Nacional de Assistência Social. Brasília, 2004.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS). Brasília, 2005.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. Brasília: MDS, 2011a.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Perguntas e respostas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. Brasília: MDS, 2011b.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas sobre o PAIF. Volume 1. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. 1 ed. Brasília: M DS, 2012a.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas sobre o PAIF. Volume 2. Trabalho Social com Famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF. 1 ed. Brasília: MDS, 2012b.
CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTI¬CAS PÚBLICAS (CREPOP) Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Conselho Federal de Psicologia, Brasília-DF, 2007.
COSTA, Ana Flavia de Sales & CARDOSO, Claudia Lins. Inserção do Psicólogo em Centros de Referência de Assistência Social. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v.3, n.2, p.223-229, 2010.
EZPELETA, Justa & ROCKWELL, Ezpeleta. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez, 1986.
MACEDO, João Paulo et. al. O Psicólogo Brasileiro no SUAS: quantos somos e onde estamos? Psicologia em Estudo, Maringá, v.16, n.3, p. 479-489, jul./set.2011.
MACHADO, Adriana Marcondes e SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.) Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
MEIRA, Marisa Eugenia Melillo. Construindo uma concepção crítica de psicologia escolar: contribuição da pedagogia histórico-crítica e da psicologia sócio-histórica. In: MEIRA, Marisa Eugenia Melillo e ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino (Org.) Psicologia escolar: teorias críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, p. 13-77.
PATTO, Maria Helena Souza. Psicologia e Ideologia: Uma introdução crítica à Psicologia Escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1984.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: Histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T.A. Queiroz, 1990.
SOUZA, Beatriz de Paula. Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
SOUZA, Marilene Proença Rebello de. A queixa escolar e a formação do psicólogo. 1996. Tese (Doutorado) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.
SOUZA, Marilene Proença Rebello de; SILVA, Silvia Maria Cintra da; YAMAMOTO, Katia. Atuação do psicólogo na educação básica: concepções, práticas e desafios. Uberlândia: EDUFU, 2014.
VIÉGAS, Lygia de Sousa. Atuação do psicólogo na rede pública de educação da Bahia. In: SOUZA, Marilene Proença Rebello de; SILVA, Silvia Maria Cintra da; YAMAMOTO, Katia. Atuação do psicólogo na educação básica: concepções, práticas e desafios. Uberlândia: EDUFU, 2014, p. 99-112.
VIÉGAS, Lygia de Sousa. O atendimento à queixa escolar na educação pública baiana. Revista Entreideias, Salvador, v. 5, n. 1, p. 57-72, jan./jun. 2016.
VIÉGAS, Lygia de Sousa; RIBEIRO, Maria Izabel Souza. A produção da queixa escolar no contexto da educação básica: Reflexões sobre o fracasso escolar e a medicalização da educação. In: TENÓRIO, Robinson Moreira ; FERREIRA, Rosilda Arruda (Org). Educação básica na Bahia: da Políticas ao cotidiano da escola. Salvador: EDUFBA, 2014 p.293- 320.
XIMENES, Veronica Morais; PAULA, Luana Rego Colares de & BARROS, João Paulo Pereira. Psicologia Comunitária e Política de Assistência Social: Diálogos sobre atuações em comunidades. Psicologia Ciência e Profissão. v.29, n.4, p. 686-699, 2009.