A queixa escolar e a atuação de psicólogos nos serviços públicos de Assistência Social da Bahia: perfil, práticas e concepções

Autores

  • Lygia de Sousa Viégas FACED-UFBA
  • Ludmilla Santos Souza Prefeitura do Município de Salvador.

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v6i2.20394

Palavras-chave:

queixa escolar, atendimento psicológico, CRAS, CREAS

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar parte dos resultados de ampla pesquisa realizada visando analisar como tem se dado o atendimento às queixas escolares por parte de psicólogos que atuam nos serviços públicos de Assistência Social no Estado da Bahia. Para tanto, 60 psicólogos responderam um questionário com questões referentes ao perfil profissional, ao perfil das demandas escolares e às modalidades de atendimento a tais demandas. A partir da análise dos questionários, é possível identificar um perfil profissional feminino, pardo, jovem, recém-formado, que encontrou no serviço público de assistência social o primeiro emprego. Quanto ao perfil das demandas escolares, ressalta-se o encaminhamento, sobretudo de meninos, pardos e pretos, com idades entre 6 e 12 anos, provenientes do ensino fundamental na rede pública, e que vivem em condição de pobreza ou extrema pobreza, sendo por vezes alvo de discriminação na escola. No que se refere às modalidades de atuação, a pesquisa aponta que predomina o encaminhamento para outros serviços, sobretudo de atendimento clínico dos alunos e suas famílias. Quando as demandas escolares são atendidas nos CRAS e CREAS da Bahia, as estratégias de atuação envolvem, essencialmente, os alunos e suas famílias, quer seja no atendimento clínico individual e na avaliação psicológica, quer seja no atendimento em grupos, sendo a presença da escola bastante modesta. O artigo pretende contribuir com a consolidação de práticas críticas no atendimento da queixa escolar nos serviços públicos de assistência social, para onde inúmeras crianças têm sido encaminhadas pelas escolas para atendimento psicológico.

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Biografia do Autor

Lygia de Sousa Viégas, FACED-UFBA

Professora Adjunta do Departamento I da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Ludmilla Santos Souza, Prefeitura do Município de Salvador.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2008) e especialização Lato Sensu em Psicologia e Ação Social pela Faculdade São Bento da Bahia (2011). Psicóloga da Prefeitura Municipal de Salvador.

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Publicado

2017-10-31

Como Citar

Viégas, L. de S., & Souza, L. S. (2017). A queixa escolar e a atuação de psicólogos nos serviços públicos de Assistência Social da Bahia: perfil, práticas e concepções. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.9771/re.v6i2.20394

Edição

Seção

Artigos