CLIC! E ERA UMA VEZ: NARRATIVAS VERBOVISUAIS EM HISTÓRIAS ESCRITAS POR CRIANÇAS

Autores

  • Liane Castro de Araujo Faculdade de Educação UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v5i2.17361

Palavras-chave:

ensino da escrita, narrativas audiovisuais, intertextualidade

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa de doutorado desenvolvida em contexto escolar, cujo objetivo foi tornar observáveis, em textos escritos por crianças, os modos de apropriação de elementos de narrativas verbovisuais – quadrinhos, mangás, desenhos animados, filmes, seriados e games – em suas histórias escritas, revelando relações intertextuais diversas e intercâmbios entre as diferentes linguagens. Nela se discutem as implicações dessas apropriações e desses modos de narrar no ensino da escrita, bem como, a possibilidade de, a um só tempo, a escola validar as apropriações e inserções de elementos de outras linguagens nas histórias escritas pelas crianças e assegurar o trabalho com a textualidade própria da escrita e com as características do texto narrativo. As marcas de tais apropriações revelaram tanto procedimentos legítimos e astutos das crianças relativos à apropriação de conteúdos, linguagens e formatos das narrativas verbovisuais de seu repertório, quanto uma maior ou menor habilidade, ainda em construção, de composição do texto escrito, na relação com gêneros realizados em linguagem verbal e visual. Reconhecendo a maleabilidade e a mutabilidade da escrita, a heterogeneidade dos textos e o hibridismo das linguagens, a pesquisa fundamenta-se na perspectiva dialógica de linguagem, de sujeito e de autoria de Bakhtin, e em uma concepção de sujeito receptor ativo dos produtos da mídia, que negocia sentidos em sua compreensão responsiva ativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liane Castro de Araujo, Faculdade de Educação UFBA

Professora do Departamento de Educação II

Referências

ALMEIDA, F. A. de. Arquitetura da história em quadrinhos: vozes e linguagens. In: Linguagem & Ensino, vol. 4, nº. 1, 2001 (113-140). Disponível em: www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/download/264/230. Acesso em: 04/08/2012.

ARANHA, G. Narratologia e jogos eletrônicos. In: OSWALD, M.L.M. e PEREIRA, R.M.R (orgs). Infância e juventude: narrativas contemporâneas. Petrópolis: DP et Alii; Rio de janeiro: Faperj, 2008

BAKHTIN, M.M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981

_______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1994

_______. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Unesp, 1998.

_______. Problemas da Poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981b.

BELTRÃO, L. M. F.; ARAPIRACA, M. de A. Aprendizagem da escrita: Situações comunicativas em debate. In: Memorias: Novena Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática, 2010, Flórida, Orlando, 7º Simposium Iberoamericano en Educació, Cibernética e Informática. Flórida, Orlando, 2010. v. II. p. 12-17.

COHN, C. Antropologia da criança. Col. Passo a passo, 57. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.: 2005.

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as idéias linguísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2009.

FREIRE, F. Formas de materialidade linguística, gêneros de discurso e interfaces. In: SILVA, E. (coord). A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2003. p. 65-88

JENNY, L. La stratégie de la forme. Revue Poétique (27). p. 257-281. Paris: Seuil, 1976.

KOCH, I. G.V; BENTES, A.C., CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2008.

LEAL, B. Saber das narrativas: narrar. In: GUIMARÃES, C.; FRANÇA, V. Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.19-27.

MARTÍN-BARBERO, J.; REY, G. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2004

MESERANI, S. C. O Intertexto escolar: sobre leitura, aula e redação, São Paulo: Cortez, 1995.

PIÉGAY-GROS, N. Introduction à l’intertextualité. Paris: Dunod,1996.

RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

SARMENTO, Manoel J. Imaginário e culturas da infância. Cad. Educ. Fae/UFPel, Pelotas (21):51-59, jul./dez. 2003.

SARMENTO, M. e GOUVEA, M.C.S. (orgs.). Estudos da infância, educação e práticas sociais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.

SAMOYAULT, T. A intertextualidade. São Paulo: Hucitec, 2008.

Downloads

Publicado

2017-01-17

Como Citar

Araujo, L. C. de. (2017). CLIC! E ERA UMA VEZ: NARRATIVAS VERBOVISUAIS EM HISTÓRIAS ESCRITAS POR CRIANÇAS. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 5(2). https://doi.org/10.9771/re.v5i2.17361

Edição

Seção

Artigos