A Dominação Legitimada do Excluído na Escola e na Sociedade: breve trajetória da subjugação do humano a partir do seu aparte do ambiente natural

Autores

  • Rodrigo Avila Colla Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v6i2.17252

Palavras-chave:

Desnaturalização, Educação, Humanização, Natureza e Cultura, Objetificação.

Resumo

O presente ensaio é uma revisão bibliográfica crítica sobre o tema da dominação do humano pelo humano por meio de um mecanismo de aparte do ambiente natural que vem se constituindo historicamente e culmina numa espécie de naturalização do processo de subjugação/objetificação do outro. É utilizado referencial teórico que mescla autores da área das Ciências Sociais e da Filosofia enfocando aspectos referentes à formação humana. Nesse sentido, são de contribuição importante para as reflexões aqui empreendidas os trabalhos de Humberto Maturana (2002; 2009), Tomaz Tadeu da Silva (1992; 1994) e Leonardo Boff (2009). Parte-se da hipótese de que a perspectiva da ciência e o ideal humanista permeiam a estrutura social que acaba excluindo indivíduos da humanidade (desnaturalizada) para, uma vez quase animalizados, dominá-los (objetificando-os). No texto são analisadas pormenorizadamente as consequências disso na instituição escolar, mas também é feito um panorama de como outras instituições e mecanismos contribuíram historicamente para a dominação do humano. Esse processo de exclusão e domínio, de acordo com o argumento aqui utilizado, se tornam legítimos em virtude da dissociação entre espécie humana e natureza. Assim, uns excluem outros que, excluídos, são legitimamente dominados enquanto “naturais” (portanto objetificáveis) ou “de difícil humanização/socialização”. Ou seja, gradativamente minorando a autonomia da Vida enquanto sistema dinâmico (a objetificando), abrimos – muitas vezes ao querer extingui-las – um leque de oportunidades para a dominação (que se dá, por exemplo, por objetificação) em diversas instâncias e níveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Avila Colla, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Pedagogia da Arte pela UFRGS. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutorando em Educação pela PUCRS. Bolsista de doutorado da CAPES.

Referências

BOFF, Leonardo. 2009. Ethos Mundial: um consenso mínimo entre os humanos. Rio de Janeiro: Record, p.128.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. La Reproducción: elementos para una teoría del sistema de enseñanza. México, D.F: Distribuciones Fontamara, 1996, p. 286.

CUNHA, Luiz Antonio. 1981. Educação e Desenvolvimento Social no Brasil. Rio de Janeiro: F. Alves, p.293.

FLICKINGER, Hans-Georg. 2011. Autonomia e Reconhecimento: dois conceitos-chave na formação. Revista Educação, Porto Alegre: EdiPUCRS, vol.33, n.1., p.7-12, jan./abr.

FREIRE, Paulo. 2008. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p.213.

MATURANA, Humberto. 2009. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, p.98.

_______________. 2002. A Biologia do Conhecer: suas origens e implicações. In: GRACIANO, Miriam (org.); MAGRO, Cristina (org.); VAZ, Nelson (org.). A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, p.350.

NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. 2002. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, ano XXIII, Unicamp, Campinas, SP, ano XXII, n.78, p.15-36, abr.

SILVA. Tomaz Tadeu da. A “nova” direita e as transformações na pedagogia da política e na política da pedagogia. In: GENTILI, Pablo A. A. (Org.); SILVA. Tomaz Tadeu da. (Org.). Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação: visões críticas. Petrópolis: Vozes, 1994, p.204.

______________.1992. O que Produz e o que Reproduz em Educação: ensaios de sociologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, p.188.

Downloads

Publicado

2017-11-10

Como Citar

Avila Colla, R. (2017). A Dominação Legitimada do Excluído na Escola e na Sociedade: breve trajetória da subjugação do humano a partir do seu aparte do ambiente natural. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.9771/re.v6i2.17252

Edição

Seção

Artigos