A leitura em inglês como proposta de aprendizagem significativa na escola pública brasileira

Autores

  • José Ronaldo Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Juliane Vargas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Palavras-chave:

Ensino de Inglês. Leitura. Escola Pública.

Resumo

O presente trabalho trata da conexão entre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de D.P. Ausubel (1980; 1982; 2003) e o ensino da leitura em língua inglesa, no contexto da escola pública brasileira contemporânea. A disciplina de língua inglesa conta com uma carga horária baixa, geralmente de apenas uma aula por semana em cada turma, com uma duração média de sessenta minutos. Com base nessa realidade, o professor de língua inglesa precisa optar por uma metodologia que contemple as necessidades mais imediatas dos aprendizes, aquelas que deem significância ao ensino/aprendizagem do idioma, posto que com um tempo tão diminuto, torna-se impensável o desenvolvimento de atividades que contemplem satisfatoriamente as quatro habilidades de domínio de uma língua estrangeira (listening, speaking, reading e writing). Além disso, existem outras dificuldades estruturais na maioria das escolas e deficiências relacionadas à formação docente. Este trabalho se propõe a discutir as condições de ensino deste componente curricular na atual conjuntura educacional no Brasil, levando-se em consideração conceitos e propostas levantadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ronaldo Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduação em Letras e Especialização em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Mestrando em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Juliane Vargas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá ? UEM e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz - FACIBRA. Especialista em Docência da Educação Superior (IESB) e Orientação Educacional (FACIBRA). Servidora Pública, pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, lotada no Campus Paracuru.

Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Trad. Eva Nick e outros. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

______. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LOPES, A. O. Planejamento de Ensino numa perspectiva crítica de educação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (coord.) Repensando a Didática. 21. ed. rev. atual. Campinas, SP: Papirus, 2004.

McLAUGHLIN, B. Differences and similarities between first and second language learning. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 379, n. 1, p. 23-32, 1981.

MOITA LOPES, L. P. Contextos institucionais em linguística aplicada: novos rumos. Intercâmbio. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. ISSN 2237-759X, v. 5, 1996. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/4107. Acesso em: 28/11/2015.

MOREIRA, M.A; MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes Ltda., 1981.

MOREIRA, M. A. A teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. In: Teorias da aprendizagem. Cap. 10. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.

______. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

NOVAK, J. D. Uma teoria da educação. São Paulo: Pioneira, 1981.

NOVAK, J. D.; GOWIN, D B. Aprendiendo a aprender. Barcelona: Martínez Roca, 1988.

NOVAK, J. D. Aprender, criar e utilizar o conhecimento. Lisboa: Plátano Técnicas, 2000.

RONA, J. P. El dialecto "fronterizo" del norte del Uruguay. Montevidéu: Librería Adolfo Lunardi, 1965.

SENADO FEDERAL. Relatório nº 21 de 2015, de Avaliação de Políticas Públicas sobre o Programa de Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciência sem Fronteiras. Disponível em: http://www.senado.leg.br/atividade/ rotinas/materia/getPDF.asp?t=185599&tp=1. Acesso em: 13/08/2017.

Downloads

Publicado

2018-04-09

Como Citar

Ribeiro da Silva, J. R., & Vargas, J. (2018). A leitura em inglês como proposta de aprendizagem significativa na escola pública brasileira. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/15126

Edição

Seção

Artigos