A leitura em inglês como proposta de aprendizagem significativa na escola pública brasileira
Palavras-chave:
Ensino de Inglês. Leitura. Escola Pública.Resumo
O presente trabalho trata da conexão entre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de D.P. Ausubel (1980; 1982; 2003) e o ensino da leitura em língua inglesa, no contexto da escola pública brasileira contemporânea. A disciplina de língua inglesa conta com uma carga horária baixa, geralmente de apenas uma aula por semana em cada turma, com uma duração média de sessenta minutos. Com base nessa realidade, o professor de língua inglesa precisa optar por uma metodologia que contemple as necessidades mais imediatas dos aprendizes, aquelas que deem significância ao ensino/aprendizagem do idioma, posto que com um tempo tão diminuto, torna-se impensável o desenvolvimento de atividades que contemplem satisfatoriamente as quatro habilidades de domínio de uma língua estrangeira (listening, speaking, reading e writing). Além disso, existem outras dificuldades estruturais na maioria das escolas e deficiências relacionadas à formação docente. Este trabalho se propõe a discutir as condições de ensino deste componente curricular na atual conjuntura educacional no Brasil, levando-se em consideração conceitos e propostas levantadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel.Downloads
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