A organização geográfica do terreiro de candomblé contribuindo para ensino da geografia

Autores

  • LUZINEIDE MIRANDA BORGES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
  • Stela Guedes Caputo UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • Raimundo Nunes de Oliveira SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARATACA

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v5i2.15043

Palavras-chave:

Educação no terreiro, redes educativas, africanidade, espaço geográfico, geografia cultural.

Resumo

Esse artigo é fruto de uma pesquisa realizada sobre formação de professores e o ensino da geografia. O seu objetivo é descrever a organização do espaço geográfico sacralizado terreiro de candomblé, religião de matriz africana, bem como apresentá-lo como interface “espaço natural” e “espaço urbano”, destacando a importância da geografia para a prática religiosa no Candomblé e para o ensino da geografia. A partir de uma abordagem etnográfica, refletimos a respeito dos espaços do terreiro de candomblé Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, localizado no bairro Santa Inês, em Itabuna, Bahia. Consideramos sua organização geográfica como elemento pedagógico educativo para o ensino da geografia. Podemos destacar que o terreiro utiliza-se de elementos da geografia, contribuindo como fonte de pesquisa, estudo e ensino, bem como sínteses de religiosidade, colaborando para manter e recriar tradições e culturas afro-brasileiras. PALAVRAS-CHAVE: Educação no terreiro; redes educativas; africanidade; espaço geográfico; geografia cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LUZINEIDE MIRANDA BORGES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ), mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2002), Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2000). Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz - Ba. Tenho experiência em: Gestão e Coordenação Escolar, docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, EAD, pesquisando Cotidianos Educativos, Educação nos Terreiros, Africanidades e Cibercultura

Stela Guedes Caputo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da UERJ.Formada em Jornalismo (1988), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e Pós Doutorado em Educação pela UERJ (2009). Participou do Grupo de Estudos sobre Cotidiano Escolar , Educação e Cultura (s), - GECEC, de 2001 a 2004, na PUC-Rio. Foi bolsista PRODOC-CAPES de setembro de 2006 a abril de 2009, na UERJ, sendo professora visitante na graduação e na pós-graduação nesta instituição também durante este período. Participa do Grupo de Pesquisa Currículos, Redes educativas e imagens, coordenado pela professora Nilda Alves e coordena o Grupo de Pesquisa Ile Oba Oyo. Recebeu o prêmio Wladimir Herzog de Direitos Humanos na categoria Jornalismo Impresso pela publicação no Jornal O Dia da série sobre Grupos de Extermínio na Baixada Fluminense, em 1993. Áreas de Interesse: educação, estudos sobre Candomblé e educação, comunicação, estudos sobre relações raciais, história, fotografia, cultura, antropologia, direitos humanos. Autora dos livros: "Sobre Entrevistas" (Vozes, 2006, 2010) e "Educação em terreiros - e como a escola se relaciona com crianças de candomblé" (Pallas, 2012). Este último foi finalista na categoria educação do Prêmio Jabuti em 2013.

Raimundo Nunes de Oliveira, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARATACA

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2014). Especialização em Metodologia do Ensino da Geografia pela Centro Universitário Leonardo Davinci (2016). Atualmente é professor - supervisor educacional - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTOS DE ARATACA-BA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação FUNDAMENTAL II, MUSICO PERCUSSIONISTA, REGENTE DE BANDAS E FANFARRAS COM EXPERIÊNCIA EM CRIAR E MONTAR FANFARRAS.

Referências

ALBUQUERQUE, UP (2007) O Dono do Segredo: O Uso de Plantas nos Cultos Afro-Brasileiros. NUPEEA, UFRPE. Recife, Brasil, 72 pp.

|Alves, N. A compreensão de políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além dos processos de regulação. Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, v. 31, n. 113, p. 1.195-1.212, out./dez. 2010. Disponível em: [ Links ]. Acesso em 20.05.2014.

BENITES, Tonico. A Escola na Ótica dos ava Kaiowá: impactos e interpretações indígenas. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2009. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp085221.pdf

PÓVOAS, R. C. Dentro do quarto. In: CAROSO, C. e BACELAR, J. Faces da Tradição Afro-brasileira: religiosidade, sincretismo, anti-sincretismo, reafricanização, práticas terapêuticas, et-nobotânica e comida. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas; Salvador: CEAO, 2006.

ROSENDAHL, Zeny & CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs). Religião, Identidade e Território. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 1999. [1997]

________________ . Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: EdUSP, 2002. [1978].

VERGER, P. F. Orixás: deuses iorubás na África e no Novo Mundo. Salvador: Corrupio; São Paulo: Círculo do Livro, 1981.

__________. Lendas Africanas dos Orixás. Disponível em: [LINK] Acesso em: 10/11/2014.

Downloads

Publicado

2017-05-13

Como Citar

BORGES, L. M., Caputo, S. G., & de Oliveira, R. N. (2017). A organização geográfica do terreiro de candomblé contribuindo para ensino da geografia. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 5(2). https://doi.org/10.9771/re.v5i2.15043

Edição

Seção

Artigos