Coordenação Pedagógica: das influências históricas à ressignificação de uma nova prática

Autores

  • Shirlei Corrêa UNIVALI
  • Cássia Ferri UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.14994

Palavras-chave:

história da educação, gestão, coordenação pedagógica

Resumo

A questão do trabalho pedagógico desenvolvido no interior das escolas foi historicamente afetada. Inicialmente a presença dos inspetores escolares marcou um período em que a fiscalização controlava a prática docente. Num outro momento, com o contexto econômico e social afetados por acordos internacionais, o país apoiava-se na fragmentação do trabalho pedagógico, apostando nos especialistas em assuntos educacionais. Tal fragmentação entrou em declínio com o contexto democrático instituído a partir da década de 1980, o que influenciou consideráveis mudanças no cenário educacional do país. A instituição destas políticas públicas propiciou a organização de novos conceitos e práticas voltadas à gestão e à participação no ambiente escolar. A prática da coordenação pedagógica, em substituição à fragmentação dos especialistas, ganhou espaço neste cenário e passou a atuar num contexto democrático, voltado à articulação do trabalho coletivo, com foco na atuação conjunta com os professores, atentado, sobretudo, ao sucesso no processo ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Shirlei Corrêa, UNIVALI

Mestrado em Educação, Doutorado em curso sob orientação da Prof. Dra Cássia Férri, na linha de pesquisa sobre Políticas públicas de currículo e avaliação.

Cássia Ferri, UNIVALI

Doutorado em Educação. Pró-reitora de graduação da UNIVALI e docente no PPGE da mesma universidade.

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Publicado

2016-04-04

Como Citar

Corrêa, S., & Ferri, C. (2016). Coordenação Pedagógica: das influências históricas à ressignificação de uma nova prática. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.14994

Edição

Seção

Artigos