POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DE DANOS PARA USUÁRIOS DE DROGAS

Autores

  • Jaime Alonso Caravaca Morera Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Itayra Coelho de Souza Padilha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Terezinha Zeferino Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v29i1.9046

Palavras-chave:

Drogas Ilícitas, Redução do dano, Comportamento de Redução do Risco, Políticas Públicas.

Resumo

As discussões sobre políticas públicas no que diz respeito aos usuários de drogas ilícitas no Brasil, bem como no que tange a redução dos danos e riscos causados por elas, tem aumentado o interesse entre diversos pesquisadores. O objetivo deste estudo é descrever as contribuições das pesquisas brasileiras publicadas em periódicos científicos, que discutem sobre as políticas e as estratégias de redução de danos destinadas aos usuários de drogas ilícitas. Uma revisão integrativa foi elaborada tendo como fontes as bases de dados MEDLINE, LILACS e SCIELO, sendo selecionados 20 artigos publicados no período de 2005 a 2012. Após a análise chegamos a duas categorias: Políticas públicas dirigidas ao usuário de drogas e Estratégias de redução de danos/riscos. Os resultados mostraram que embora existam algumas políticas públicas destinadas a prevenção do uso/abuso de drogas, o tratamento e as estratégias de redução de danos ainda não são suficientes e eficazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaime Alonso Caravaca Morera, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeiro da Universidade da Costa Rica, Especialista em Saúde Internacional. Mestre do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Santa Catarina (PEN/UFSC), Brasil. Membro do Grupo de Estudos de História do Conhecimento da Enfermagem e Saúde (GEHCES). Membro do Grupo de Estudos em Atenção Psicossocial e Drogas (APIS). E-mail: jacamorera@hotmail.com

Maria Itayra Coelho de Souza Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do departamento de Enfermagem e do PEN/UFSC, Brasil. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ. Líder do Grupo de Estudos da História do Conhecimento de Enfermagem e Saúde(GEHCES). Pesquisadora do CNPq. 

Maria Terezinha Zeferino, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)-Brasil, Doutora em Enfermagem pelo PEN/UFSC. Líder do Grupo de Estudos em Atenção Psicossocial e Drogas (APIS) 

Publicado

2015-05-20

Como Citar

Caravaca Morera, J. A., Coelho de Souza Padilha, M. I., & Zeferino, M. T. (2015). POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DE DANOS PARA USUÁRIOS DE DROGAS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 29(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v29i1.9046

Edição

Seção

Revisão