ESTÁGIO EXTRACURRICULAR COMO COMPLEMENTO DAS PRÁTICAS EM SAÚDE NA GRADUAÇÃ

Autores

  • Cheila Matos dos Santos Universidade Federal da Bahia
  • Simone Maria Galvão Oliveira Hospital Geral de Vitória da Conquista

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v26i2.6284

Palavras-chave:

Enfermagem, Estágio, Sistema Único de Saúde, Vigilância Epidemiológica.

Resumo

O estágio “O cotidiano do SUS enquanto princípio educativo” é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), sendo criado em 2008, com o intuito de inserir graduandos do ensino superior na rede estadual de saúde pública, promovendo a aproximação dos estudantes de diversas áreas do conhecimento à realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do relato é retratar a experiência a fim de estimular outros graduandos a se envolverem em atividades semelhantes e também produzirem estudos no campo. Este estudo descreve um relato de experiência, de abordagem crítica-reflexiva e cunho descritivo, sobre a vivência do graduando de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Vitória da Conquista-BA, como bolsista do estágio extracurricular da SESAB/EESP, desenvolvido no Núcleo de Epidemiologia Hospitalar (NEH) do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), considerado hospital escola, no período de agosto de 2010 a agosto de 2011. As atividades desenvolvidas no NEH envolveram: busca ativa, notificação e investigação de casos de doenças e agravos de notificação compulsória; atividades de educação em saúde para profissionais e estagiários do hospital; realização de campanhas de vacinação para funcionários e estagiários da instituição, entre outras. Deste modo, o estágio proporciona ao aluno uma visão mais ampla do sistema de saúde no âmbito do SUS, também o possibilita compreender o papel da enfermagem no âmbito da Vigilância Epidemiológica Hospitalar no campo da prática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cheila Matos dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2011), com Trabalho de Conclusão de Curso na área de Políticas, Planejamento e Gestão. Pós-Graduanda em Auditoria em Serviços e Sistemas de Saúde. Participou do Diretório Acadêmico do curso Enfermagem da UFBA/IMS/CAT, gestão 2010/2011. Foi bolsista no estágio não-obrigatório: "O Cotidiano dos SUS enquanto princípio educativo" pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) no campus do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC); realizou o "Estágio de vivência no SUS" (2010), no município de Itapetinga-BA, também pela SESAB. Atualmente é docente da rede privada no curso técnico em Enfermagem, lecionando as disciplinas: Administração em Enfermagem, Saúde Pública, Enfermagem Cirúrgica, Epidemiologia Regional, Microbiologia, Parasitologia e Imunologia; e supervisora de estágio de Bases Teóricas e Técnicas de Enfermagem.

Simone Maria Galvão Oliveira, Hospital Geral de Vitória da Conquista

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1984). Especialista em: Formação Pedagógica na Área de Saúde - Enfermagem e Saúde da Família na Atenção Primária e Enfermagem do trabalho Atualmente é enfermeira concursada da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista , enfermeira da Secretaria de Saude do Estado da Bahia ( Coordenação do Núcleo de Epidemiologia do Hospital Geral de Vitória da Conquista) e Coordenadora e Professora na Unigrad - Pós Graduação e Extensão. Atuando principalmente nos seguintes temas: Vigilância à Saúde,Epidemiologia,Saúde da Criança,Sala de vacina.

Publicado

2013-10-31

Como Citar

dos Santos, C. M., & Oliveira, S. M. G. (2013). ESTÁGIO EXTRACURRICULAR COMO COMPLEMENTO DAS PRÁTICAS EM SAÚDE NA GRADUAÇÃ. Revista Baiana De Enfermagem‏, 26(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v26i2.6284

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso