SAÚDE E DOENÇA: DISCURSOS DE ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.49396

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Processo Saúde-Doença, Determinantes Sociais da Saúde, Promoção da Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivo: conhecer os discursos atribuídos por estudantes ingressantes no curso de bacharelado em Enfermagem às unidades epistêmicas saúde e doença. Método: exploratório descritivo, de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com 29 iniciantes do curso de bacharelado em Enfermagem em uma universidade pública situada no município de Boa Vista, estado de Roraima. A estratégia para produção dos dados foi o Jogo Dramático utilizando o indutor imagem. Os dados brutos foram registrados por escribas durante a aula e analisados segundo o discurso. Resultados: os discursos conhecidos envolveram saúde, determinantes sociais da saúde, doenças, atuação da enfermagem nos processos de saúde doença e discursos ampliados sobre o Sistema Único de Saúde. Considerações finais: mediante o jogo dramático, os estudantes ingressantes de enfermagem destacaram discursos sobre a promoção da saúde, prevenção de doenças, elementos sociais em interface a saúde, saber-fazer da enfermagem e reflexões ampliadas sobre sistema de saúde.

Descritores: Estudantes de Enfermagem. Processo Saúde-Doença. Determinantes Sociais da Saúde. Promoção da Saúde. Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Kalila dos Santos Bezerra, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Enfermeira. Mestranda em Ciências da Saúde. Universidade Federal de Roraima. Curso de Bacharelado em Enfermagem, Boa Vista, RR, Brasil.

Keis de Paula Rosa, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Estudante de Enfermagem. Universidade Federal de Roraima. Curso de Bacharelado em Enfermagem, Boa Vista, RR, Brasil.

Dalila Marques Lemos, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Pedagoga. Doutoranda em Educação na Amazônia. Universidade Federal de Roraima. Técnica em Assuntos Educacionais no Curso de Bacharelado em Enfermagem, Boa Vista, RR, Brasil.

Paulo Sérgio da Silva, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012). Especialista em Processos de Mudança nos Serviços de Saúde e no Ensino Superior (2009) e Graduado em Enfermagem (2008), ambas cursadas no Centro Universitário Serra dos Órgãos. Atualmente é Professor Efetivo Adjunto A do Curso de Bacharelado em Enfermagem e Professor do quadro permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Mestrado Profissional da Universidade Federal de Roraima - UFRR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Corpo e Saúde (GEPECS - certificado no CNPq pela Universidade Federal de Roraima). Membro filiado da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Amazonas.Os termos: Cuidado, Corpo, Ambientes/Espaços/Cenários de Ensinar e Cuidar presentes na sua produção científica estabelecem diálogos à luz da subjetividade com os domínios do conhecimento saúde e educação, dos quais convergem para área principal de atuação: Enfermagem.

Publicado

2023-10-23

Como Citar

Bezerra, N. K. dos S. ., Rosa, K. de P. ., Lemos, D. M. ., & Silva, P. S. da. (2023). SAÚDE E DOENÇA: DISCURSOS DE ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.49396

Edição

Seção

Artigo Original