COMPARAÇÃO ENTRE METODOLOGIAS DE SIMULAÇÃO E ENSINO TRADICIONAL NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COM ENFERMEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.44833

Resumo

Objetivo: comparar os efeitos entre a metodologia de simulação e a aula tradicional na aquisição de conhecimentos de enfermeiros sobre a Necessidade Humana Básica de Oxigenação. Método: estudo transversal mediante atividades de Educação Permanente com metodologia de simulação e ensino tradicional com dois grupos de enfermeiros. Realizou-se quatro oficinas em três etapas: pré-teste; simulação ou aula expositiva; pós-teste. Definiu-se para normalidade dos dados o teste Kolmogorov Smirnov, para comparação das médias de acertos, os testes t de Student ou Wilcoxon, e nível de confiança de <0,05. Resultados: a amostra total alcançou maior média de acertos no pós-teste em todas as oficinas, sendo iguais nas de Tubo Orotraqueal e Traqueostomia. O primeiro grupo alcançou maior média de acertos nas oficinas sobre Oxigenoterapia e Oximetria, e o segundo, na oficina sobre Aspiração de Vias Aéreas. Conclusão: não se pôde inferir qual metodologia promoveu maior aquisição de conhecimento entre os grupos.

Descritores: Capacitação de Recursos Humanos em Saúde. Educação em Enfermagem. Educação Continuada em Enfermagem. Treinamento por Simulação. Aula.

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Biografia do Autor

Bruna Juvaneri Vieira, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Viçosa/UFV

Pedro Paulo do Prado Júnior, Universidade Federal de Viçosa

Enfermeiro. Doutor. Professor Adjunto do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa/UFV.

Mara Rúbia Maciel Cardoso do Prado, Universidade Federal de Viçosa

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunto do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa/UFV.

Patrícia Oliveira Salgado, Universidade Federal de Viçosa

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunto do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa/UFV.

Luciene Muniz Braga Daskaleas, Universidade Federal de Viçosa

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunto do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa/UFV.

Publicado

2022-07-14

Como Citar

Vieira, B. J., Júnior, P. P. do P., Cardoso do Prado, M. R. M., Salgado, P. O., & Braga Daskaleas, L. M. (2022). COMPARAÇÃO ENTRE METODOLOGIAS DE SIMULAÇÃO E ENSINO TRADICIONAL NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COM ENFERMEIROS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.44833

Edição

Seção

Artigo Original