DISCURSO DE GERENTES SOBRE BARREIRAS DE ACESSO AO TESTE RÁPIDO ANTI-HIV NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.43561

Resumo

Objetivo: analisar, na perspectiva do discurso de gerentes dos serviços de Atenção Primária à Saúde, as barreiras de acesso ao teste rápido anti-HIV. Método: pesquisa exploratória, qualitativa, realizada em um distrito sanitário da capital paraibana. A coleta de dados foi realizada em setembro de 2017, com treze gerentes de saúde. O material empírico foi fundamentado no aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de matriz francesa. Resultados: identificou-se o bloco discursivo: barreiras de acesso do usuário no sistema de saúde para realização do teste rápido anti-HIV na Atenção Primária à Saúde. Os discursos revelaram barreiras de acesso atreladas as dimensões acessibilidade geográfica, disponibilidade, viabilidade e a aceitabilidade, respectivamente. Conclusão: As unidades possuem potencial para fortalecer a realização do teste rápido anti-HIV, entretanto necessitam de apoio político que visem estratégias para fortalecer a realização do teste rápido com escopo na redução das barreiras de acesso.

 

Descritores: HIV. Diagnóstico precoce. Atenção primária à saúde. Acesso aos serviços de saúde. Pesquisa qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Haline Costa dos Santos Guedes, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Especialização em Urgência, Emergência e UTI. Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE). João Pessoa (PB), Brasil.

José Nildo de Barros Silva Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB). João Pessoa (PB), Brasil.

Amanda Haissa Barros Henriques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (UPE). João Pessoa (PB), Brasil.

Débora Raquel Soares Guedes Trigueiro, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança

Enfermeira. Doutorado em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE). João Pessoa (PB), Brasil.

Jordana Almeida Nogueira, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutorado em Enfermagem. Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB). João Pessoa (PB), Brasil.

Anne Jaquelyne Roque Barrêto, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutorado em Enfermagem. Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB). João Pessoa (PB), Brasil.

Publicado

2021-06-02

Como Citar

Guedes, H. C. dos S., Silva Júnior, J. N. de B., Henriques, A. H. B., Trigueiro, D. R. S. G., Nogueira, J. A., & Barrêto, A. J. R. (2021). DISCURSO DE GERENTES SOBRE BARREIRAS DE ACESSO AO TESTE RÁPIDO ANTI-HIV NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.43561

Edição

Seção

Artigo Original