ANÁLISE DE IMAGEM DE CAMPANHA OFICIAL CONTRA HIV/AIDS NO BRASIL: UM ESTUDO QUALITATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.38224

Resumo

Objetivo: analisar a imagem dos cartazes veiculados pelo Ministério da Saúde do governo brasileiro na campanha em combate a AIDS no carnaval, à luz da perspectiva dos estudos de gênero. Método: estudo qualitativo e de análise de imagem e em mídias sociais. Realizou-se análise dos cartazes da campanha oficial contra AIDS/HIV no Carnaval de 2018, com base nos passos da análise de imagem de Penn. Resultados: no inventário denotativo identificaram-se fotografias e ilustrações de figuras humanas, roupas, adereços de carnaval e frases. As fotografias ocupam lugar central e as ilustrações ocupam o entorno da imagem. As frases ocupam a parte central e inferior da imagem e traz mensagens verticalizadas. Os temas abordados foram a prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana. Conclusão: existe uma ambiguidade de discursos em que coexistem uma linguagem horizontalizada embasada na estratégia da prevenção combinada e uma linguagem verticalizada expressa nos verbos no imperativo.

Descritores: HIV. Governo. Pôster. Minorias sexuais e de gênero. Educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Cruz Neto, Universidade Regional do Cariri

Acadêmico de Enfermagem, Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil, (88) 981018582.

Joseph Dimas de Oliveira, Universidade Regional do Cariri

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem (UFRF), Professor assistente do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), departamento de enfermagem, Crato, Ceará, Brasil, (88) 996515656.

Publicado

2020-10-13

Como Citar

Neto, J. C., & Oliveira, J. D. de. (2020). ANÁLISE DE IMAGEM DE CAMPANHA OFICIAL CONTRA HIV/AIDS NO BRASIL: UM ESTUDO QUALITATIVO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.38224

Edição

Seção

Artigo Original