ASSOCIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO E PERFIL ACADÊMICO COM O ESTRESSE DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Cíntia Taumaturgo Fernandes de Negreiros
  • Sarah Rebecca Sousa da Silva
  • Rodrigo Marques da Silva Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaíso de Goiás, GO, Brasil. cintiataumaturgonegreiros@gmail.com
  • Ana Lúcia Siqueira Costa Universidade de São Paulo. São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: anascosta@usp.br
  • Fabiane Coelho Farias Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaíso de Goiás, GO, Brasil. fabianecoelho@senaaires.com.br
  • Débora Dadiani Dantas Cangussu Centro universitário Estácio. Brasília, DF, Brasil. Email: Deboradadiani@gmail.com
  • Cristilene Akiko Kimura Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaíso de Goiás, GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33482

Resumo

Objetivo: avaliar a associação da qualidade do sono e o perfil acadêmico com o nível de estresse entre discentes de enfermagem. Método: trata-se de uma pesquisa transversal, analítica, de abordagem quantitativa, realizada com 117 estudantes de enfermagem por meio de um questionário acadêmico de Avaliação do Estresse em Estudantes de Enfermagem e do Índice de Qualidade de Sono Pittsburgh. Os dados foram coletados em 2016. A análise dos dados foi realizada por meio dos testes de Exato de Fischer e t de Student para amostras independentes. Resultados: verificou-se predomínio de nível médio de estresse (51,3%), seguido por nível alto de estresse (42,7%) e má qualidade de sono (94,8%). Os discentes que levavam, em média, mais tempo para chegar à instituição de ensino (p=0,001), estudavam mais horas por dia (p=0,014) e realizavam atividades de trabalho (p=0,013), possuíam maior nível de estresse. Houve associação significativa entre estresse acadêmico e qualidade do sono (p<0,0001). Conclusão: além dos fatores acadêmicos, os estudantes vivenciavam situações pessoais e sociais que estavam associadas ao nível de estresse apresentado, o qual impactava negativamente na qualidade do sono e podia afetar o processo de aprendizado.

Descritores: Enfermagem. Estresse Psicológico. Sono. Estudantes de Enfermagem.

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Biografia do Autor

Cíntia Taumaturgo Fernandes de Negreiros

Acadêmica do curso de bacharelado em Enfermagem. Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaíso de Goiás, GO, Brasil

Sarah Rebecca Sousa da Silva

Acadêmica do curso de bacharelado em Enfermagem. Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaíso de Goiás, GO, Brasil

Rodrigo Marques da Silva, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaíso de Goiás, GO, Brasil. cintiataumaturgonegreiros@gmail.com

Enfermeiro.Pós-doutor pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Docente na Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires.

Ana Lúcia Siqueira Costa, Universidade de São Paulo. São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: anascosta@usp.br

Doutora em Enfermagem, Professora livre-docente do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Fabiane Coelho Farias, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaíso de Goiás, GO, Brasil. fabianecoelho@senaaires.com.br

Enfermeira. Mestre em Gerontologia. Docente da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaíso de Goiás, GO, Brasil.

Débora Dadiani Dantas Cangussu, Centro universitário Estácio. Brasília, DF, Brasil. Email: Deboradadiani@gmail.com

Fisioterapeuta. Mestre em Educação Física. Centro universitário Estácio. Brasília, DF, Brasil.

Cristilene Akiko Kimura, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaíso de Goiás, GO, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente e Pesquisadora Institucional.

Publicado

2020-03-17

Como Citar

Negreiros, C. T. F. de, Silva, S. R. S. da, Silva, R. M. da, Costa, A. L. S., Farias, F. C., Cangussu, D. D. D., & Kimura, C. A. (2020). ASSOCIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO E PERFIL ACADÊMICO COM O ESTRESSE DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33482

Edição

Seção

Artigo Original