CIRCULAÇÃO DO PODER-SABER NA CONSTITUIÇÃO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE MÉDICOS E ENFERMEIROS

Autores

  • Tauana Wazir Mattar e Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Escola de Enfermagem
  • Isabela Silva Câncio Velloso Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Escola de Enfermagem Centro Universitário UNA
  • Meiriele Tavares Araújo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Escola de Enfermagem
  • Carolina Sales Galdino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Escola de Enfermagem
  • José Ferreira Pires Júnior Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Escola de Enfermagem
  • Thairine Aparecida de Oliveira Nobre Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.28234

Resumo

Objetivo: analisar a circulação do poder nas práticas profissionais de médicos e enfermeiros de um Centro de Terapia Intensiva. Método: pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de entrevista semiestruturada, com médicos e enfermeiros de Centro de Terapia Intensiva situado em Minas Gerais, Brasil, e submetidos à análise de discurso. Resultado: em geral, a equipe médica não se mostrou muito atenta às normas institucionais, sendo os enfermeiros mais envolvidos nos processos normalizadores e disciplinares. A visibilidade do médico está relacionada à legitimação do domínio do saber científico expresso em seu discurso, o que lhe confere posição de detenção do poder, à medida que o enfermeiro tem um discurso que mostra certa resistência em assumir visibilidade e protagonismo na equipe. Conclusão: o Centro de Terapia Intensiva é um cenário onde há interseção de diversos saberes especializados, que se expressam nos discursos de médicos e enfermeiros, favorecendo a circulação do poder nas práticas desses profissionais.


Descritores: Relações Médico-Enfermeiro. Poder (Psicologia). Prática Profissional. Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tauana Wazir Mattar e Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Escola de Enfermagem

Mestre em Organização e Gestão de serviços de saúde e de enfermagem

Departamento de Enfermagem Aplicada

Professora Assistente 

Isabela Silva Câncio Velloso, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Escola de Enfermagem Centro Universitário UNA

Doutora em Organização e Gestão de serviços de saúde e de enfermagem

Departamento de Enfermagem Aplicada

Professora Adjunta

Meiriele Tavares Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Escola de Enfermagem

Doutora em Organização e Gestão de serviços de saúde e de enfermagem

Departamento de Enfermagem Aplicada

Professora Adjunta

Carolina Sales Galdino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Escola de Enfermagem

Estudante de Graduação em Enfermagem

José Ferreira Pires Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Escola de Enfermagem

Mestrando em Cuidar em saúde e enfermagem

Especialista em Estomaterapia

Departamento de Enfermagem Básica

Thairine Aparecida de Oliveira Nobre, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Escola de Enfermagem

Especialista em Estomaterapia

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Silva, T. W. M. e, Velloso, I. S. C., Araújo, M. T., Galdino, C. S., Pires Júnior, J. F., & Nobre, T. A. de O. (2018). CIRCULAÇÃO DO PODER-SABER NA CONSTITUIÇÃO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE MÉDICOS E ENFERMEIROS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.28234

Edição

Seção

Artigo Original