PROSTITUIÇÃO E SAÚDE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENFERMEIROS/AS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Jameson Moreira Belém Universidade Regional do Cariri, URCA, Crato, CE, Brasil http://orcid.org/0000-0003-1903-3446
  • Maria Juscinaide Henrique Alves Universidade Regional do Cariri, URCA, Crato, CE, Brasil
  • Emanuelly Vieira Pereira Universidade Regional do Cariri, URCA, Crato, CE, Brasil
  • Evanira Rodrigues Maia Universidade Regional do Cariri, URCA, Crato, CE, Brasil
  • Glauberto da Silva Quirino Universidade Regional do Cariri, URCA, Crato, CE, Brasil
  • Grayce Alencar Albuquerque Universidade Regional do Cariri, URCA, Crato, CE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25086

Resumo

Objetivo: Identificar representações sociais de enfermeiros/as sobre a relação entre prostituição, saúde e atuação da Estratégia Saúde da Família. Método: estudo com abordagem qualitativa subsidiado pela Teoria das Representações Sociais, realizado com 12 enfermeiros/as da Estratégia Saúde da Família. A coleta de dados utilizou a Técnica de Associação Livre de Palavras e entrevista estruturada. Os dados foram organizados utilizando-se associação do conteúdo léxico e o Discurso do Sujeito Coletivo, apresentados em figura e quadros, analisados de forma descritiva e interpretativa. Resultados: as representações sociais dos/as enfermeiros/as influenciam nas ações e condutas ofertadas à medida que se restringem à esfera sexual e reprodutiva em detrimento dos aspectos contextuais do cotidiano de vida, trabalho e saúde. Conclusão: representações sociais de enfermeiros/as vinculam as práticas sexuais ao risco de aquisição de infecções sexualmente transmissíveis e ressente-se da articulação da promoção da saúde e o princípio da integralidade.

Descritores: Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde. Cuidados de Enfermagem. Populações Vulneráveis. Trabalho Sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jameson Moreira Belém, Universidade Regional do Cariri, URCA, Crato, CE, Brasil

Mestre em Enfermagem. Professor Substituto da Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade, Diversidade Sexual e Inclusão (GPESGDI/CNPq/URCA).

Maria Juscinaide Henrique Alves, Universidade Regional do Cariri, URCA, Crato, CE, Brasil

Mestre em Enfermagem. Professora Substituta da Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GRUPESC/CNPq/URCA).

Emanuelly Vieira Pereira, Universidade Regional do Cariri, URCA, Crato, CE, Brasil

Mestre em Enfermagem. Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GRUPESC/CNPq/URCA).

Evanira Rodrigues Maia, Universidade Regional do Cariri, URCA, Crato, CE, Brasil

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), Barbalha, Ceará, Brasil. Professora Adjunto da Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GRUPESC/CNPq/URCA).

Glauberto da Silva Quirino, Universidade Regional do Cariri, URCA, Crato, CE, Brasil

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Professor Adjunto da Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade, Diversidade Sexual e Inclusão (GPESGDI/CNPq/URCA).

Grayce Alencar Albuquerque, Universidade Regional do Cariri, URCA, Crato, CE, Brasil

Doutora em Ciências da Saúde. Professora Assistente da Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade, Diversidade Sexual e Inclusão (GPESGDI/CNPq/URCA). Membro do Núcleo Gestor do Observatório de Violência e Direitos Humanos da Região do Cariri, Ceará, Brasil.

Publicado

2018-03-20

Como Citar

Belém, J. M., Alves, M. J. H., Pereira, E. V., Maia, E. R., Quirino, G. da S., & Albuquerque, G. A. (2018). PROSTITUIÇÃO E SAÚDE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENFERMEIROS/AS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25086

Edição

Seção

Artigo Original