PROCESSO DE PRIORIZAÇÃO DE OCORRÊNCIAS NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA

Autores

  • Flavia Saraiva Leão Fernandes
  • Oswaldo Yoshimi Tanaka

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.24463

Resumo

Objetivo: identificar características das ocorrências priorizadas pela Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de uma grande metrópole e compreender quais fatores influenciam os médicos reguladores no processo de priorização de despacho de ambulância. Método: estudo retrospectivo com métodos mistos, entre 2012 e 2014. As variáveis despacho e tempo de regulação foram investigadas. As entrevistas realizadas foram submetidas à análise de conteúdo. Resultados: a demanda é majoritariamente clínica, classificada com Determinantes de alta prioridade e prioritariamente dos serviços de segurança pública. O tempo resposta é inversamente proporcional à prioridade. Médicos priorizam casos com: risco de morte; deterioração clínica; necessidade de transporte; vulnerabilidade associada à idade e violência. Conclusão: condições clínicas, vulnerabilidade e risco determinam o tipo de atendimentos e o tempo de resposta. Diante de um cenário de poucos recursos, a atuação dos médicos reguladores no processo de priorização visa adequar a demanda à oferta disponível.
Descritores: Centro de operações de emergência. Emergências. Serviços médicos de emergência. Ambulâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Saraiva Leão Fernandes

Atualmente é conultora de projetos PROADI-SUS da Superintendência de Sustentabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Fez Graduação em Enfermagem na Escola Paulista de Enfermagem/Unifesp (2007), é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifesp (2011), e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública/Universidade de São Paulo (2017). 

Oswaldo Yoshimi Tanaka

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1983), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1988, Livre docencia em 1994 e Professor Titular do Depto de Pratica de saude publica da FSP USP desde 2003. Atualmente é Coordenador do GT de Avaliacao da Abrasco. 

Publicado

2018-05-23

Como Citar

Saraiva Leão Fernandes, F., & Yoshimi Tanaka, O. (2018). PROCESSO DE PRIORIZAÇÃO DE OCORRÊNCIAS NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.24463

Edição

Seção

Artigo Original